Por que meu cachorro idoso cheira mal?

Escrito por laurie rappeport | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu cachorro idoso cheira mal?
Preste atenção aos odores de um cão idoso e o mantenha saudável (dog image by Oleg Salamaha from Fotolia.com)

Os donos de cães devem assumir a responsabilidade por muitas tarefas que envolvem os animais de estimação, incluindo, é claro, cuidar da saúde do cão. Isto se torna mais importante ainda à medida que ele envelhece. Às vezes, se torna clara a necessidade de cuidados veterinários. Outras vezes, no entanto, os sintomas não são tão óbvios e o problema de saúde do animal não é detectado. Nem todos os donos prestam muita atenção se seus cães têm um odor desagradável, mas deveriam. Um mau cheiro pode servir como um sinal de que eles têm problemas de saúde que necessitam de cuidados veterinários.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A Sociedade Americana de Prevenção de Crueldade contra Animais (ASPCA, em inglês) aponta que o mau cheiro em cães pode ter uma série de causas subjacentes. Halitose (mau hálito) pode vir de diversas fontes, incluindo doença renal, diabetes ou um problema de fígado. Doenças de gengivas ou dentes apodrecidos também podem provocar um odor desagradável. Os cães jovens podem apresentar estes problemas de saúde, além do mau hálito, mas essas doenças são mais comuns em animais mais velhos. Os cachorros idosos também podem exalar odores fortes por causa de infecções de ouvido que resultam de sistemas imunológicos comprometidos.

Exame veterinário

O veterinário desejará fazer um exame completo no cão para descobrir o que provoca o mau cheiro. Os exames de sangue, urina e fezes e um exame físico geral ajudam o veterinário a descobrir a causa. Ele pode determinar se o odor vem da boca do cão ou se é sintoma de uma doença subjacente no sistema respiratório, nos ouvidos ou no sistema digestivo.

Tratamento para causas bacterianas de mau odor

O veterinário pode tratar um cão que exale maus odores devido a bactérias no fígado, nos rins ou nos pulmões, prescrevendo medicamentos antibacterianos ou antibióticos. As infecções nos ouvidos são tratadas ao lavar as orelhas do cão com medicamentos específicos ou ao utilizar antibióticos, por via oral e tópica.

Tratamentos para causas do mau hálito

Os cães que sofrem de acumulação de placas ou problemas dentários podem precisar de uma limpeza dental profissional e talvez de um dentista para animais. O veterinário muitas vezes pode fazer sugestões para melhorar a dieta de seu cachorro, o que pode reduzir os problemas que causam o mau odor. Alguns cães se dão melhor com ração, enquanto outros precisam de carne fresca ou de uma combinação de alimentos frescos e ração.

Prevenção

Os proprietários nem sempre conseguem evitar os problemas que causam odores desagradáveis ​​em cães idosos, mas podem impedir que alguns ocorram, prestando atenção à dieta e à higiene do animal. Leve-o regularmente ao veterinário, de preferência um que conheça o cão e possa detectar alterações ocorridas entre uma consulta e outra. Peça ao veterinário para verificar hálito e os dentes do cachorro. Peça-lhe para recomendar alimentos de boa qualidade e de fácil digestão. Controle os hábitos alimentares do cão para se certificar de que ele come regularmente e com um bom apetite. Escove seus dentes todas as noites com um creme dental especialmente formulado para cães. Incentive-o a exercitar as mandíbulas e a limpar os dentes, dando a ele brinquedos para morder e petiscos de boa qualidade. Observe se há alguma secreção ou odor nas orelhas. Se perceber uma infecção de ouvido nos estágios iniciais, você pode limpar as orelhas com uma mistura de 50% de vinagre e 50 % de água. Use-a algumas vezes e isso poderá evitar que a infecção se desenvolva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível