on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular a área média usando o método de precipitação de Thiessen

Atualizado em 20 julho, 2017

No campo da hidrologia, é muito importante medir a precipitação diária. Há vários métodos que podem ser usados. Um deles é o do polígono de Thiessen, um método gráfico nomeado em homenagem a Alfred H. Thiessen, o meteorologista americano (1872 - 1956) que o desenvolveu. Os polígonos de Thiessen são usados para calcular áreas em relação a pluviômetros especificamente instalados, e assim calcular a precipitação média que caiu em uma determinada bacia durante uma tempestade ou evento meteorológico.

Instruções

Os polígonos de Thiessen são um método para medir a precipitação (drops of a rain image by amlet from Fotolia.com)
  1. Trace as localizações dos pluviômetros no mapa básico com um lápis.

    Loading...
  2. Junte os pontos adjacentes com linhas tracejadas usando uma superfície reta e um lápis.

  3. Faça as mediatrizes das linhas tracejadas já desenhadas.

  4. Conecte as mediatrizes para delinear os polígonos que pertencem a cada estação ou região.

  5. Conte os quadrados do papel milimetrado para determinar o tamanho de cada área. As áreas dos polígonos são calculadas e expressas como frações da área total.

  6. Crie uma tabela usando os dados. Por exemplo, faça quatro colunas nomeadas Precipitação da estação, Área da bacia, Percentual da área total e Precipitação ajustada. Em baixo de cada coluna, anote o dado correspondente. Na coluna de Precipitação ajustada, multiplique os dados da coluna um pelos dados da coluna três em cada ponto.

  7. Calcule a soma da quarta coluna, a Precipitação ajustada. Essa soma representa o total da precipitação por toda a área.

Loading...

Dicas

  • Ao usar papel milimetrado para determinar a área de cada polígono, defina a escala com base no total da área analisada.

Aviso

  • Calcule o percentual da área total que cada polígono representa; fazer uma tabela é uma boa forma de se lembrar disso.

O que você precisa

  • Papel milimetrado
  • Mapa básico da bacia hidrográfica ou região

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...