Mais
×

Como calcular a área de um pavimento de asfalto

Atualizado em 23 março, 2017

A parte mais importante de qualquer trabalho de pavimentação é determinar a quantidade de asfalto necessária para pavimentar a área. Para isso, é preciso primeiramente calcular a área que será pavimentada. Na maioria dos casos, ela será um quadrado ou outro formato com ângulo reto, tornando o cálculo simples. No entanto, no caso de áreas curvas, os cálculos serão um pouco mais complicados.

Instruções

O cálculo da área a ser pavimentada com asfalto é simples (asphalt image by AGphotographer from Fotolia.com)

    Reto

  1. Utilize uma trena para medir o comprimento da área a ser pavimentada com asfalto e anote o valor.

  2. Utilize a trena para medir a largura da área a ser pavimentada com o asfalto e anote o valor.

  3. Multiplique o comprimento pela largura. Por exemplo, se o comprimento for 4 metros e a largura 6 metros, multiplique 6 por 4 para obter 24 metros. Essa é a área que deverá ser pavimentada com asfalto.

    Círculo

  1. Utilize uma trena para encontrar o diâmetro do círculo que será pavimentado. O diâmetro é a distância de um lado do círculo ao outro e ele deve passar pelo centro do mesmo. Nesse exemplo, o diâmetro será 6 metros.

  2. Eleve o diâmetro ao quadrado. Nesse exemplo, 6 x 6 = 36.

  3. Divida o resultado por 4. Nesse exemplo, 36 / 4 = 9.

  4. Multiplique o resultado por Pi, que pode ser arrendondado para 3,14. Nesse exemplo, 9 x 3,14 = 28,26 metros. Essa é a área de um círculo com diâmetro de 6 metros que será pavimentada com asfalto.

Dicas

  • Para áreas de formatos diferentes, é possível dividir a área a ser pavimentada em seções (por exemplo, uma seção que seja um quadrado e uma que seja um círculo) e então somá-las para encontrar a área total.
  • Caso esteja medindo triângulos ou semi-círculos, realize os mesmos passos acima e então divida a área total por 2 para determinar a área necessária.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Trena
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article