on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular a carga de um contêiner

Atualizado em 17 abril, 2017

Os contêineres são utilizados para o transporte de carga em grande quantidade por via rodoviária, aérea ou marítima. Eles podem ser carregados com mercadorias, como caixas, caixotes, paletes, sacos e outras cargas. Sua capacidade é avaliada pela medida cúbica (volume) e o peso máximo da carga que pode ser carregada. A capacidade interna é medida em metros cúbicos; ela é calculada multiplicando-se o tamanho interno do contêiner, que inclui o comprimento, a altura e a largura. Para maximizar a quantidade de carga que pode ser transportada dentro dele ou para evitar a falta de espaço, é importante calcular corretamente a quantidade de carregamento.

Instruções

Ao calcular as cargas dos contêineres corretamente, o espaço disponível será bem utilizado e não terá sua capacidade excedida (Container ship and tag boat in the harbour image by Carabay from Fotolia.com)
  1. Calcule o volume da carga multiplicando a altura, o comprimento e a largura de cada item a ser carregado. Se a medição for em metros, multiplique o comprimento, a largura e a altura nessa unidade para chegar ao resultado em metros cúbicos. Se a medição for em centímetros, multiplique o comprimento, a largura e a altura em centímetros e divida o total por 1.000.000 para chegar ao valor em metros cúbicos.

    Loading...
    Meça o volume em metros cúbicos das cargas (fruit boxes image by timur1970 from Fotolia.com)
  2. Multiplique o resultado em metros cúbicos pelo número de itens que possuem esse tamanho que irão ser transportados no contêiner. Compare o resultado final em metros cúbicos de toda a carga com o volume total do contêiner.

  3. Calcule o peso total da carga multiplicando o peso de cada produto a ser carregado. Garanta que não ultrapasse a capacidade máxima de peso que o contêiner suporta.

Loading...

Dicas

  • O tamanho dos contêineres intercontinentais utilizados tem comprimentos padrões de 3, 6, 9 e 12 m.
  • Os contêineres mais utilizados para o transporte marítimo são de 6 e 12 m.
  • O porte útil dos contêineres é seu peso bruto máximo, ou seja, o peso máximo permitido de carregamento, incluindo o conteúdo.
  • A tara é o peso de um contêiner vazio.
  • A carga paga é o peso da carga. Portanto, a carga paga + tara = porte útil.
  • Se a carga estiver sendo carregada em paletes dentro do contêiner, lembre-se de incluir o tamanho, o peso e quantidade deles no cálculo geral.
  • Para que seja mais fácil calcular a carga de um contêiner, há calculadoras gratuitas e pagas disponíveis na internet.

O que você precisa

  • Trena
  • Calculadora
  • Balança

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...