Conhecimento

Como calcular o custo elétrico de um equipamento trifásico

Escrito por dwight chestnut | Traduzido por francisco de castro
Como calcular o custo elétrico de um equipamento trifásico

Equipamento trifásico é comum em sistemas de distribuição de energia

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

A maior parte da energia eléctrica flui sob a forma de corrente trifásica alternada (CA). Muitos ventiladores, compressores e unidades de ar-condicionado utilizam um sistema desses. Esse equipamento produz energia com a rotação de três bobinas através de um campo magnético dentro do gerador de energia. Essas bobinas estão separadas por 120 graus. Conforme elas giram, a energia sai em três linhas separadas, 120 graus fora da fase. As três fases ajudam a melhorar a eficiência e tornar a operação confiável.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Procure a classificação kilovolts-amperes, ou KVA (potência aparente), do equipamento trifásico. A maioria dos fabricantes colocam essas informações em uma etiqueta ou nas especificações de projeto. Se você não encontrar, procure pela classificação de tensão (V) e de amperes (A). Depois, calcule a potência aparente utilizando a fórmula: KVA = (VI x 1.73)/1000. Por exemplo, se tivesse que calcular o KVA com uma tensão de 240 volts e uma corrente de 90 amperes, você faria este cálculo: KVA = (240)(90)(1.73)/1000 = 37,368/1000 = 37.36 KVA.

  2. 2

    Encontre o fator de potência (pf) da carga. A carga é o sistema elétrico associado com a casa, escritório, edifício ou equipamento alimentado pelo equipamento trifásico. Consulte as especificações do projeto ou diagramas de circuitos associados a ele. O fator de potência é sempre uma constante entre 0 e 1. Como exemplo, suponha que o pf é de 0,75.

  3. 3

    Calcule a potência em kilowatts (KW) entregue à carga utilizando a fórmula: KVA x pf. Continuando o exemplo: KW = 37,36 KVA x 0,75 = 28,06 KW.

  4. 4

    Encontre o número de horas que o equipamento trifásico é executado por mês. Por exemplo, se o sistema funciona 12 horas por dia, 6 dias por semana, isso é 72 horas por semana vezes quatro semanas, ou 288 horas por mês.

  5. 5

    Calcule os kilowatts-hora (kWh), utilizando a fórmula: KW x h, onde h é o número de horas que o sistema está em operação. Continuando o exemplo: KWh = 28,06 KW x 288 horas = 8.081,28 KWh.

  6. 6

    Encontre o custo por kilowatt-hora de uso do equipamento trifásico. Por exemplo, suponha que o custo é de R$ 0,07/KWh.

  7. 7

    Calcule o custo utilizando a seguinte fórmula: Custo elétrico = KWh x custo / KWh. Continuando o exemplo: Custo elétrico = 8.081,28 x 0,14 = R$ 1.131,37. Como você utilizou horas de operação por mês no passo 4, este é o custo de eletricidade por mês.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media