×
Loading ...

Como calcular eficácia luminosa

Atualizado em 21 março, 2017

Na ciência, eficácia luminosa é descrita como a taxa de fluxo luminoso por potência (lm/W). Esta medida é importante uma vez que nos diz exatamente quanta luz é fornecida quando comparada à quantidade de eletricidade consumida. Por que isso é útil? Uma casa típica gasta 30% da sua conta de energia na iluminação! Você pode economizar muito dinheiro usando a opção de iluminação com maior custo benefício na sua casa. Use a fórmula abaixo para calcular a eficácia de várias fontes de luz e compare-as. Quando maior a eficácia, mais dinheiro você economizará.

Instruções

Calcule a eficácia luminosa das lâmpadas de sua casa (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Anote a formula que você usará. A equação será eficácia = fluxo luminoso / potência. A unidade no SI para o resultado será lm/W.

    Loading...
  2. Reúna a informação sobre a potência e fluxo luminoso da fonte de luz que você quer analisar. A maioria das lâmpadas tem essa informação na caixa ou no próprio bulbo.

  3. Coloque a informação reunida na fórmula. Por exemplo, uma lâmpada de 50 W geralmente produz 700 lúmens. Então, eficácia = 700 lúmens / 50 watts.

  4. Complete o cálculo. A eficácia de uma lâmpada de 50 W é 14 lm/W.

  5. Você pode repetir o cálculo com qualquer fonte de luz, desde que tenha os dados acerca de sua potência e fluxo luminoso.

Loading...

Dicas

  • A eficácia pode ser útil quando você for comprar lâmpadas. A maioria das caixas indicará a potência e a luminosidade produzida. Use o método de cálculo acima para ver o quão eficiente uma lâmpada será para sua casa.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Dados da fonte de luz
  • Papel e lápis (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...