Mais
×

Como calcular a frequência e o comprimento de uma onda na água

Atualizado em 22 fevereiro, 2018

O som se move em forma de ondas através do ar e outros meios, formando pequenas zonas de moléculas comprimidas e rarefeitas. Calcular o comprimento de onda do som em qualquer meio, tal como a água, é fácil se a velocidade do som nesse é conhecida. Existe uma relação inversa entre a frequência do som e o seu comprimento de onda: sons agudos têm comprimentos de onda pequenos, e baixas frequências têm comprimentos de onda longos. Para encontrar o comprimento de onda do som na água, divida a velocidade pela freqüência em Hertz. O comprimento de onda terá as mesmas unidades da velocidade, tais como pés ou metros.

Instruções

O som se propaga como ondas no ar ou na água (Adam Gault/Digital Vision/Getty Images)

    Instruções

  1. Descubra a velocidade de propagação do som na água para a temperatura cuja qual você está interessado. Por exemplo, para a água de uma piscina à 21ºC, a velocidade do som é de 1,5 m/s.

  2. Entre com o valor da velocidade na calculadora. Pressione o botão de divisão. Entre com a frequência do som em Hertz. Como exemplo, utilize a frequência da nota Dó central, 261,63 hz.

  3. Pressione o botão de igualdade para ver o resultado. Para este exemplo, você verá 18.6, que é o comprimento de onda de um Dó central na água.

Dicas

  • Quando fizer os cálculos, sempre use unidades de tempo consistentes. Se segundos forem utilizados para a velocidade, utilize também segundos para a frequência. Se você utilizar quilômetros por hora para a velocidade e segundos para a frequência, o resultado será incorreto. Para um cálculo correto, primeiro converta quilômetros por hora para metros por segundo.

O que você precisa

  • Tabela contendo a velocidade do som na água em diversas temperaturas
  • Calculadora
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article