Mais
×

Como calcular a frequência ressonante em um aposento

Atualizado em 21 março, 2017

Quando você toca um violão, as cordas ressoam sobre a boca, fazendo com que as ondas sonoras ricocheteiem dentro do corpo do instrumento e vibrem com sua parte de cima na mesma frequência das cordas. Aposentos ressoam da mesma maneira. Ao planejar ou organizar uma sala, reduzir a frequência ressonante permitirá que você ouça conversas sem eco e escute aparelhos de áudio sem interferências.

Instruções

Reduzir a ressonância pode aumentar o prazer de escutar (room image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)

    Depois da construção

  1. Meça as dimensões do quarto usando a fita métrica.

  2. Meça a maior dimensão do aposento e registre o dobro desse número. Isso é necessário pois quando o som viaja nessa direção, ele baterá na parede e retornará cobrindo a mesma distância.

    Por exemplo, se a maior dimensão é de 3,44 m, o dobro será 6,88 m. Ao calcular a frequência, isso representa o componente do comprimento de onda na equação fornecida pelo website Sengpiel Audio.

  3. Divida a velocidade do som (340,29 m/s) pelo valor obtido no passo dois para obter o primeiro módulo para a frequência ressonante.

    No exemplo anterior: 340,29 m/s dividido por 6,88 m é igual a 49,5 Hertz (primeiro módulo). Basicamente, você está calculando a frequência (Hertz) através da divisão da velocidade da onda por seu comprimento. Enquanto as dimensões do aposento forem em metros, o cálculo cancela automaticamente o metro na velocidade e no comprimento, deixando apenas o número de ciclos que a onda viajará em um secundo, o valor conhecido como Hertz.

  4. Calcule múltiplos do primeiro módulo até alcançar dez deles. Por exemplo, se você obteve 49,5 Hertz para o primeiro módulo, o segundo terá 99 Hertz, o terceiro terá 148,5 Hertz e assim por diante. Todas essas frequências modais adicionais também ressoarão por causa da capacidade das ondas sonoras de continuar recocheteando entre as paredes.

  5. Calcule as outras dimensões do aposento, de forma que você tenha três grupos de módulos, correspondendo a altura, largura e comprimento. Uma vez que você tenha os três grupos, terá calculado as frequências ressonantes do aposento.

    Antes da construção

  1. Baixe o ModeCalc, um programa de engenharia acústica que mede os módulos e diferentes frequências ressonantes de um aposento. Os cálculos utilizados por esse programa são semelhantes ao método descrito acima, mas muito mais avançados e complexos.

  2. Insira os valores das dimensões do aposento no ModeCalc seguindo as instruções no topo da tela.

  3. Estude os resultados e, se possível, altere as dimensões do aposento. O ModeCalc fornecerá uma representação gráfica dos primeiros dez módulos para cada dimensão da sala, permitindo que você veja "onde eles ocorrem e como interagem uns com os outros", de acordo com o Audioholics.

Dicas

  • Aposentos de dimensões ideais têm uma razão entre si na qual cada número não tem fatores comuns. Por exemplo, uma sala de 23 x 11 x 9 terá um espectro de frequências ressonantes mais equilibrado do quê uma sala de 10 x 10 x 10.
  • Use absorvedores acústicos para reduzir o efeito de frequências ressonantes.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Computador com acesso à internet
  • Calculadora
  • Lápis e papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article