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Como calcular ponto crítico em unidades

Atualizado em 17 abril, 2017

Calcular o ponto crítico de vendas (PCV ou ponto de equilíbrio) de um negócio significa determinar o período específico em que uma empresa não apresenta perdas ou lucros. A fórmula usada para este cálculo é (PCV) em unidades = CFT/(PVu - CVu), ou custos fixos totais (CFT) dividido pela diferença entre os preços de vendas por unidade (PVu) e os custos variáveis por unidade (CVu). O resultado da última (PVu - CVu) é chamado de margem de contribuição por unidade. Os custos fixos totais (CFT) referem-se a todos os custos, tais como aluguéis de equipamentos, salários, impostos sobre propriedade, pagamentos de empréstimos e seguros que não variam com base nas vendas. O preço de venda por unidade (PVu) é o preço médio por cada unidade vendida, e o custo variável por unidade (CVu) é o custo total de todas as variáveis, tais como matéria prima, mão de obra direta e custos de entrega que contribuem para a fabricação de uma única unidade.

Instruções

O ponto de equilíbrio ocorre quando a empresa não apresenta lucros ou prejuízos (Calculator image by Alhazm Salemi from Fotolia.com)
  1. Calcule o CFT (custos fixos totais) somando cada um dos custos fixos da empresa. Por exemplo, uma pequena empresa com custos fixos anuais de R$ 7.000 reais de pagamentos de aluguel, R$ 3.000 de aluguel de equipamentos e R$ 30.000 com salários administrativos teria um CFT de R$ 40.000.

  2. Calcule a margem de contribuição por unidade subtraindo o custo variável por unidade do preço de venda por unidade (CVu - PVu). Por exemplo, se o produto de uma pequena empresa é vendido a R$ 60 a unidade com custos variáveis de R$ 20, a margem de contribuição por unidade seria R$ 40.

  3. Coloque os valores de CFT e margem de contribuição na fórmula PCV (em unidades) = CFT/margem de contribuição por unidade. Neste exemplo, o PCV da pequena empresa seria igual a R$ 40.000/ R$ 40, ou 1.000 unidades.

  4. Determine o ponto crítico a partir do cálculo. Usando o exemplo anterior, pequenos negócios devem vender mil unidades no ponto de equilíbrio e evitar um prejuízo.

Dicas

  • Se o ponto de equilíbrio não resulta no lucro que você gostaria de obter, então encontre fornecedores mais baratos, reduza o quadro de funcionários ou a carga horária deles, bem como considere trabalhar fora de casa e/ou aumentar o preço das mercadorias.
  • Use uma análise de ponto de equilíbrio como uma ferramenta para previsão de receitas de vendas projetadas ao criar um plano de negócio para um novo empreendimento.

Aviso

  • Evite riscos em seu investimento. Sem uma análise de ponto crítico fica difícil garantir que seu negócio seja viável.

O que você precisa

  • Calculadora
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