Mais
×

Como calcular o volume a partir da densidade

Atualizado em 19 julho, 2017

A densidade mede a quantia de massa em um determinado volume de uma substância ou a quantia de matéria que há em um determinado espaço. A densidade é constante para uma substância em uma dada temperatura, uma vez que aumentar a massa de um objeto aumentará o volume proporcionalmente. Para calcular a densidade, divide-se a massa da substância pelo volume (densidade = massa/volume). É possível calcular o volume, caso saiba a densidade e determine a massa.

Instruções

Como calcular o volume (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine a densidade da substância. Muitas fontes de referência disponíveis oferecem a densidade de compostos diferentes. Referências usadas com frequência são o Merck Index e o Manual de Química e Física do CRC.

  2. Determine a massa da substância usando uma balança, seja ela mecânica ou eletrônica. Um método para medir a massa é zerar a balança com o recipiente já nela. Após isso, coloque a substância no recipiente e meça a massa. Uma outra possibilidade para determinar a medida da massa é calcular a massa do recipiente e depois a massa dele com a substância. Subtraia a massa do recipiente da massa do recipiente com a substância para calcular a massa da substância:

    massa da substância = massa do recipiente e da substância - massa do recipiente

  3. Para calcular o volume da substância, divida a massa da substância pela densidade (volume = massa/densidade). Certifique-se de que as unidades sejam mantidas durante os cálculos. Preste atenção a isso para que o resultado seja correto. Por exemplo, se a densidade for dada em kg/l e a massa for medida em g, converta a massa para quilogramas para obter o volume em litros.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article