on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o volume do solo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O volume do solo é uma medida da quantia de solo existente em uma área em particular. Você pode precisar desta informação ao preencher um vaso ou uma área do jardim. Medidas de volume de solo podem variar a depender do nível de umidade e compactação do solo. O cálculo geralmente é apresentado com o resultado em metros cúbicos. A estimativa e o cálculo do volume do solo pode lhe ajudar a planejar e a custear projetos de paisagismo.

Instruções

O volume do solo é a multiplicação das três dimensões: altura, largura e comprimento de uma dada área ou material, tal como o solo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Tome as medidas das três dimensões do solo em metros: altura, comprimento e profundidade.

    Loading...
  2. Multiplique estas três medidas para encontrar o volume, em metros cúbicos (m³) do solo. Por exemplo, se as medidas forem 6x4x2, o volume do solo é igual a 48 metros cúbicos.

  3. Se você quiser obter o volume em centímetros cúbicos da área, refaça os cálculos usando centímetros ao invés de metros. Lembre-se de que um centímetro cúbico equivale a um mililitro (1cm³ = 1mL) e um metro cúbico equivale a mil litros (1m³ = 1000L).

  4. Entitule o volume como "metros cúbicos de terra normal" se o solo não tiver sido perturbado, isto é, no estado natural. Utilize "metros cúbicos de terra fofa" caso o solo tenha sido escavado (o que faz com que o solo se expanda), e "metros cúbicos de terra compactada" caso o solo tenha sido compactado (o que o faz assumir um menor volume em comparação a um solo de densidade normal).

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora
  • Régua ou bitola

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...