Mais
×

Como calcular o volume total de uma forma irregular de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Construir um pavimento de concreto ou fazer a sua própria passarela de concreto pode ser um projeto divertido e desafiante para o fim de semana. Quando decidir o local do pavimento ou passarela, o próximo passo é calcular a quantidade de cimento para comprar. O cimento é sólido em metros cúbicos: normalmente se multiplica o comprimento pela largura e altura para encontrar o volume; no entanto, para uma forma irregular, é necessário realizar um ou dois passos extras para calcular a quantidade correta de cimento.

Instruções

Concreto (concrete wall image by Lela Obradovic from Fotolia.com)
  1. Desenhe um esboço da área em que você deseja colocar concreto. Isso não precisa estar em escala.

  2. Divida o esboço em formas geométricas regulares, tais como quadrados e retângulos. Por exemplo, uma área em forma de L pode ser dividida em um quadrado e um retângulo.

  3. Conte as formas individuais do seu diagrama. Por exemplo, se você tiver três retângulos, rotule-os como 1, 2 e 3.

  4. Meça o comprimento e a largura da primeira forma e depois multiplique essas medidas. Por exemplo, se o primeiro retângulo tiver 4 m por 2 m, então 4 x 2 =8.

  5. Meça a profundidade do concreto necessário, em metros. Por exemplo, você pode querer ter um pavimento de concreto de 0,5 m de profundidade.

  6. Multiplique o Passo 4 pelo 5. Por exemplo, 8 x 0,5 = 4.

  7. Repita o Passo 4 ao 6 para todas as formas que você identificou no Passo 3.

  8. Adicione os resultados de todas as formas. Por exemplo, se tiver três formas que equivalem a 12, 10 e 4: 12 + 10 + 4 = 26. Esse é o volume total em metros cúbicos.

Dicas

  • Caso haja uma forma triangular no Passo 6 ou 7, multiplique o comprimento pela largura e divida por dois para obter a área de um triângulo.

O que você precisa

  • Trena
  • Papel
  • Lápis
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article