Como fazer camisas para bebês

Escrito por yelena johnson | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer camisas para bebês
Chega de gastar dinheiro com roupas para bebês! Aprenda a fazer você mesmo (Rayes/Lifesize/Getty Images)

Roupas para bebês são adoráveis, mas podem ser caras também, especialmente as que imitam o estilo de roupas para adultos. Ao invés de pagar uma quantidade absurda de dinheiro por algo que o bebê usará por pouco tempo, mães habilidosas podem fazer as suas próprias camisas para bebês. Tanto costureiras experientes quanto artífices novatas podem criar roupas para bebês seguindo os passos abaixo. Para aqueles que nunca costuraram antes, confiram o guia de costura na Sewing.org (em inglês) para ganhar alguma habilidade primeiro. O blog Miss Caffeine também apresenta dicas para os iniciantes na arte da costura, em português.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Camisa de uma criança mais velha (ou um adulto pequeno)
  • Tesoura para tecidos afiada
  • Máquina de costura
  • 10 a 15 alfinetes de segurança
  • Caneta para tecido
  • Opcional: Tintura, pedaços de tecido padronizado para apliques, estampas para camisas, tinta para tecido e estêncil

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como fazer camisas para bebês

  1. 1

    Escolha qualquer camisa que você queira transformar em uma camisa para bebês. Tamanhos menores são muito mais fáceis de trabalhar, uma vez que você não precisará alterar a linha do pescoço. Por conta disso, começar com uma camisa que foi de uma criança mais velha ou uma mulher pequena é ideal. Costureiros mais experientes podem usar qualquer tecido.

  2. 2

    Encontre um modelo de camisa ou macacão para bebês online. Muitos blogs e sites postam modelos de costura gratuitos para atrair visitantes, e uma pesquisa simples no Google mostrará inúmeros modelos que você pode usar. Digite "modelos de camisas para bebês" na caixa de pesquisa do navegador, e encontre um modelo para seu projeto.

  3. 3

    Imprima o modelo e corte as formas. Coloque as formas por cima da camiseta ou tecido que você deseja transformar em uma camiseta para bebês, se certificando que está virada do avesso.

  4. 4

    Contorne ao redor das bordas usando uma caneta para tecido. Certifique-se de que você está contornando a parte que será a de dentro da camisa. As formas desejadas do padrão deverão ser desenhadas no tecido, e você estará pronto pra cortar o excesso de tecido.

  5. 5

    Use tesouras para tecido para cortar o excesso ao redor do padrão desenhado. Se um padrão prover apenas um lado, traceje e corte o lado com um padrão primeiro. Dobre, então, o tecido ao meio e traceje a forma das bordas cortadas no tecido que se tornará a outra metade da camisa, e corte a silhueta. Isso criará a outra metade da sua camisa para bebês.

  6. 6

    Quando todos os padrões tiverem sido cortados, use alfinetes para segurar a camisa para bebês onde as costuras serão feitas. Aplique um alfinete junto à costura a cada 2,5 ou 5 cm. Certifique-se de que as costuras sejam feitas por dentro.

  7. 7

    Ligue a máquina de costura e escolha o estilo de costura. Uma costura em zigue-zague é uma escolha bonita para roupas de bebês, apesar de que qualquer tipo pode ser usado nesse projeto. Escolha o fio com uma cor contrastante ou complementar para definir a matiz da camisa e obter uma peça bonita.

  8. 8

    Seguindo as linhas do tecido alfinetado, costure-o para criar a peça de roupa. Uma vez costurada, deve existir 60 cm de tecido do outro lado, que ficará escondido assim que a camisa do bebê estiver na posição correta.

  9. 9

    Se a camisa tiver mangas, prenda-as com a máquina de costura enquanto a camisa ainda estiver do avesso. Adicione uma bainha ao fundo das mangas dobrando-as 1 cm e costurando. Crie uma bainha para o fundo da camisa dobrando 1 cm de tecido e costurando ao longo da dobra. Costureiros novatos devem tomar cuidado para não fechar a manga quando a costurar. A bainha precisa ser costurada ao redor de toda a manga, não apenas ao longo dela.

  10. 10

    Quando cada seção alfinetada estiver costurada, remova os alfinetes e vire a peça de volta para a posição correta. A camisa está completa, mas alguns enfeites podem ser aplicados por meio de aplique, estampas transferíveis, tinta para tecido ou colando imitações de diamante. A cor da camisa pode também ser mudada tingindo-a em casa, mudando completamente o seu visual.

Dicas & Advertências

  • Se você não conseguir localizar um modelo de camisetas para bebês, tente procurar por um modelo de macacão. Então, desconsidere as instruções sobre como completar a metade de baixo e costure uma bainha de 1,3 cm no fundo da camisa para completar o topo (certifique-e de costurar a bainha enquanto a camisa está do avesso).
  • Se você não souber como usar uma máquina de costura, sua primeira tentativa não deverá resultar em uma roupa que seja usável. Dessa forma, não tente criar a camisa para bebês perfeita com o tecido desejável na primeira vez em que você sentar em frente à máquina de costura. Pratique pelo menos umas duas ou três vezes com sobras de tecido ou camisetas maltrapilhas antes de tentar criar a sua obra prima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível