×
Loading ...

Como cantar como um cantor de ópera

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma boa técnica de canto para ópera requer um compromisso diário com o canto de maneira saudável. O canto correto para ópera garante que você utilize suas cordas vocais de maneira que evite ferimentos e proporcione um carreira longa e de sucesso. O canto para ópera reduz a tensão no corpo e requer conhecimento sobre alimentação e líquidos que você deve evitar na sua dieta. Leva anos para desenvolver o som de um cantor de ópera profissional; entretanto, a técnica vocal, quando praticada diariamente, permitirá que você desenvolva a sua voz de maneira apropriada.

Instruções

Cantar ópera requer uma boa quantidade de atuação e canto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Controle a sua dieta eliminando cafeína, álcool cigarro e reduzindo o consumo de laticínios. A cafeína e o álcool secam as suas cordas vocais deixando-as menos elásticas. O fumo pode limitar a sua capacidade pulmonar. Evite produtos derivados do leite perto da hora de cantar pois eles podem criar excesso de muco que interferirá com a vibração apropriada das pregas vocais.

    Loading...
  2. Mantenha uma postura ereta ao cantar e respire com o diafragma. Monitore cuidadosamente seu corpo para que não haja tensão no pescoço, ombros ou mandíbula. A tensão não deixará que as pregas vocais vibre o que reduz a quantidade de vibrato na voz. O vibrato é a característica natural de uma boa técnica vocal que produz vibrações na voz.

  3. Faça aquecimento vocal como parte da sua rotina de prática diária. Um bom aquecimento consiste em tons longos e exercícios de escala para aumenta a produção de tom. Use notas do meio da sua tessitura e evite qualquer música que seja aguda ou grave demais durante o aquecimento.

  4. Faça exercícios vocais apropriados para aumentar a sua tessitura. Um exercício excelente é cantar "hmm" em uma nota perto da metade da sua tessitura e descer uma quinta cantando cada nota diatônica do intervalo. As notas diatônicas são as notas não cromáticas de uma escala. Por exemplo, dó, si, lá, mi e fá são todas notas diatônicas. Continue aumenta o tom uma nota por vez até chegar a nota mais aguda e confortável dentro da sua tessitura.

  5. Pronuncie bem as palavras e estude dicção para garantir que elas sejam pronunciadas de forma clara e articulada. A dicção ensinará você a maneira correta de pronunciar as sílabas e palavras em várias línguas. Ela usa o Alfabeto Fonético Internacional (IPA, sigla em inglês) para ajudar você a aprender rapidamente a pronunciar as palavras de forma correta.

  6. Aprenda a ler partitura e pratique repertórios de óperas, árias e canções famosas diariamente. Um professor particular ajudará você a selecionar as músicas que se encaixam na sua tessitura vocal e a melhorar a sua técnica.

Loading...

Dicas

  • Beba bastante água para ajudar a manter as cordas vocais hidratadas.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...