Mais
×

Como fazer um cão macho parar de marcar território com urina

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A marcação é um comportamento visto mais frequentemente em cães machos que não são castrados, que consiste em micção deliberada com a intenção de definir território. Embora este seja um comportamento natural para os cães, é desagradável para os seres humanos lidar com isso. Se o cão estiver marcando seu território, há medidas que podem ser tomadas para garantir que ele pare.

Instruções

O comportamento de marcação de território com urina é comum em cães machos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Identifique o tipo de micção. Se encontrar grandes poças de urina no chão, é provável que esteja lidando com uma perda de controle da bexiga. Isso pode apontar para problemas de saúde ou que o animal precisa sair para fazer as necessidades com mais frequência. A marcação é deliberada e envolve uma quantidade muito menor de urina, que será pulverizada sobre um objeto na posição vertical, como uma porta ou uma perna de cadeira.

  2. Identifique quando a marcação está ocorrendo. Alguns cães só marcam território quando se sentem abandonados por muito tempo, enquanto que outros nunca o farão em casa, mas, em vez disso, fazem quando são levados para casa de outra pessoa. Se tiver ciência de quando o animal faz a marcação de território, é possível tomar medidas preventivas, como removê-lo da situação ou alterá-la.

  3. Castre o cão. A castração é um procedimento cirúrgico que é realizado pelo veterinário. Uma vez que tenha sido executada, a maioria dos cães machos mostra uma redução acentuada nos comportamentos agressivos e na marcação de território. A castração do cão em uma idade jovem pode impedir esse comportamento da primeira vez, mas os cães mais velhos ainda podem ser afetados por este procedimento simples.

  4. Crie um chocalho colocando moedas em uma garrafa de plástico e mantendo a tampa fechada. Use-o quando vir o cão se preparando para marcar. O chocalho irá assustá-lo, quando ele estiver fazendo a marcação de território, e é possível acompanhá-lo e dizer em voz alta: "Não", o que o levará a saber que o que ele está fazendo é errado.

  5. Passeie com o cachorro com mais frequência. O tédio pode ser um fator pelo qual os cães fazem a marcação, especialmente se ele for de uma raça ativa. Se o animal estiver se sentindo desestimulado ou inseguro, ele pode tentar afirmar o domínio dessa forma.

Dicas

  • Considere o treinamento em uma caixa, se o cão fizer a marcação de território enquanto o dono não está por perto. A caixa serve como uma toca e os cães são naturalmente relutantes a entrar em uma área que eles consideram como sendo sua toca.

Aviso

  • Nunca repreenda um cão se não pegá-lo em flagrante. Isso só irá confundi-lo.

O que você precisa

  • Garrafa plástica
  • Moedas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article