×
Loading ...

Como fazer uma capa com capuz para fantasia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Nunca se sabe quando poderá precisar de uma fantasia com capuz para uma peça de teatro, traje de Dia das Bruxas ou qualquer evento que precise de um visual com um capuz medieval. Este item pode ser a fantasia perfeita para Chapeuzinho Vermelho ou, fazendo-o na cor marrom, poderá representar um monge. Um comprimento maior é ideal para uma feira Renascentista. Não é necessário molde.

Instruções

Faça uma capa com capuz para o Dia das Bruxas ou peças de teatro (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Corte o tecido. Ele deverá ter 1,5 x 1,8 metros. Coloque-o plano e corte um retângulo de 80 x 40 cm da borda longa. Isso produzirá um capuz acabado com cerca de 38 x 38 centímetros. Faça ajustes para tamanhos muito grandes ou pequenos.

    Loading...
  2. Faça uma bainha no capuz. Vire 0,6 cm para baixo ao longo de cada lado mais curto do retângulo cortado no primeiro passo. Passe à ferro, vire novamente e costure para formar a bainha. Essa será a abertura da frente do capuz.

  3. Faça a costura do capuz. Dobre o retângulo ao meio, do avesso (com as bainhas viradas para fora) e faça uma costura de 1,3 cm ao longo da borda extensa na parte superior. Deve-se ter um quadrado com o lado da bainha formando a abertura da frente do capuz. Passe a costura aberta a ferro e vire-o com o lado certo para fora. No restante do tecido estará faltando uma peça retangular na borda longa.

  4. Nivele o material cortando o resto do pedaço de 40 centímetros. Você deverá ter um pedaço de tecido de 1,8 x 1,1 metros.

  5. Faça a bainha em um lado extenso do retângulo e nos dois lados curtos, da mesma forma que você embainhou o capuz. Uma borda longa do retângulo deverá ficar inacabada.

  6. Junte esta extremidade costurando duas linhas de pontos alinhavados (com cerca de 0,6 cm de distância) ao longo do comprimento. Não costure voltando nas extremidades ou amarre os pontos. Puxe na parte inferior ou no carretel as linhas de cada costura para franzir o material. Pode-se também alinhavar e unir o material a mão.

  7. Una o tecido até que a borda corresponda à largura da extremidade inacabada do capuz. Use alfinetes para fixar o capuz na capa com os lados certos juntos e ajuste o franzido para encaixar. Costure-os juntos. Geralmente é melhor fazer a costura entre duas linhas do franzido.

  8. Adicione cordões ao costurar uma fita decorativa ou de viés no ponto onde o capuz e a capa se encontram. Pode-se utilizar também o tecido restante para fazer os cordões, cortando tiras de 2,5 cm do comprimento do tecido e dobrando-as juntas. Sobreponha dois lados para criar uma faixa estreita e, em seguida, costure para fazer um cordão simples ou dobre ao meio, costure três bordas e vire do avesso.

  9. Passe a capa a ferro depois de pronta e corte quaisquer fios soltos. Agora você estará pronto para subir no palco, ir à uma festa fantasia ou à uma feira Renascentista.

Loading...

Dicas

  • Lave o tecido de algodão previamente para que ele encolha.

O que você precisa

  • 1,8 m de tecido de peso médio com 1,5 m de largura (algodão, poliéster ou sarja)
  • Linha correspondente
  • Fita decorativa ou de viés
  • Máquina de costura
  • Tesoura
Loading ...
Loading ...