Capacetes abertos Vs. Capacetes Modulares

Escrito por chris gilliland Google | Traduzido por marina bentti mourad
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Capacetes abertos Vs. Capacetes Modulares
Valorize sua segurança e sempre use capacete (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Os capacetes abertos fornecem proteção para a cabeça do usuário e expõe apenas o seu rosto. Eles são o capacete de escolha da maioria dos motocicletas. Os capacetes modulares, por sua vez, têm se tornado cada vez mais populares. Este novo estilo de capacete incorpora uma barra móvel para o queixo, que converte o capacete aberto em um capacete completamente fechado. Determinar qual capacete é melhor para você dependerá de várias considerações.

Outras pessoas estão lendo

Um Capacete em Ação

O principal dever de um capacete é proteger a cabeça no caso de impacto. A primeira linha de defesa de um capacete é a sua camada exterior rígida, que distribui o máximo de força cinética do impacto uniformemente em torno da sua superfície. Se o impacto for suficientemente grave, a casca pode rachar para absorver o impacto antes de transmiti-lo para o revestimento de espuma de poliestireno em seu interior (EPS). O forro "EPS" por sua vez, comprime para reduzir a quantidade de energia cinética residual antes dela ser finalmente transmitida à cabeça do usuário.

Capacetes abertos

Extremamente popular com os motoqueiros, os capacetes abertos permitem que os pilotos sintam o vento em seu rosto. Usuários de óculos também são capazes de colocá-los no lugar de forma fácil e com pouco desconforto. Estes capacetes estão disponíveis em três formas distintas: três quartos, meia concha e estilo gorro. Capacetes três quartos proporcionam um alto nível de proteção, cobrindo a mandíbula do usuários, suas orelhas e crânio. O capacete meia concha cobre apenas o crânio, embora alguns estejam disponíveis com mortalhas de couro removíveis para o pescoço. Capacetes no estilo gorro são semelhantes àqueles meia concha, protegendo apenas o crânio. No entanto, a maioria dos capacetes estilo gorro disponíveis no mercado não possuem a certificação do Departamento de Transportes dos EUA, em grande parte devido à sua incapacidade de cumprir as normas mínimas de proteção estabelecidas pelo DOT dos EUA e do "National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA)".

Capacetes Modulares

Um capacete modular pode ser quase indistinguível de um capacete integral, quando a barra de queixo está abaixada e travada no lugar. Estes capacetes permitem um maior grau de proteção contra impactos e dos fatores climáticos, permitindo que o piloto ainda sinta a liberdade de um capacete aberto. Na maioria dos casos, um botão na base aciona a barra do queixo. Pressionando este botão a dobradiça desbloqueará e será possível que você a gire para cima e encaixe. A maioria dos capacetes modulares disponíveis atualmente possuem certificação do Departamento de Transportes dos EUA.

Considerações

Com a NHTSA citando ferimentos traumáticos na cabeça como a principal causa de mortes de motociclistas, selecionar o capacete certo é essencial. Com os diferentes níveis de proteção de cada tipo capacete, o fator determinante é o nível de proteção com que você se sinta mais confortável. Para passageiros e pilotos o capacete modular seria o mais adequado, já que é possível alterar os modalidades do capacete de acordo com as condições do tempo com um simples toque de botão. Pilotos casuais, que podem optar por não usar suas motos em condições meteorológicas adversas, podem usar um capacete aberto, sem preocupação com os fatores climáticos. No fim, tudo realmente se resume ao que você sente que é melhor para você e sua cabeça.

Seleção de um capacete

Dimensionar corretamente um capacete é uma parte essencial do processo de seleção. Sempre experimente o capacete em primeiro lugar. O capacete deve caber confortavelmente sem criar demasiada pressão sobre suas bochechas e têmporas. Por outro lado, o capacete não deve deslizar ou se mover em seu rosto ou cabeça. O revestimento de espuma também deve ficar confortavelmente no topo da sua cabeça, em vez de flutuar acima dele. A tira do queixo deve ser longa o suficiente para fazer uma volta sob o queixo e prender com firmeza, sem permitir que o capacete deslize fora de sua cabeça. Use o capacete por alguns minutos para ver como se sente. Balance a cabeça de um lado para outro e para cima e para baixo. Se o capacete começar a machucá-lo ou fica caindo, tente outro tamanho. Além disso, verifique se o capacete tem um rótulo DOT nele. Este selo certifica que o capacete possui os níveis de segurança exigidos pelo Departamento de normas mínimas de segurança de transporte dos EUA.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível