×
Loading ...

Características de ácidos, bases e sais

Ácidos, bases e sais são parte de uma variedade de coisas com as quais nós lidamos todos os dias. Os ácidos dão um gosto cítrico para as frutas, enquanto bases como o amoníaco encontram-se em vários produtos de limpeza. Já os sais são gerados a partir da reação entre um ácido e uma base. Um método comumente usado para determinar um ácido, ou base é um teste no papel indicador, mas existem muitas outras características que podem ajudar você a identificar ácidos, bases e sais.

Você pode identificar ácidos, bases e sais fazendo um teste em um papel indicador (flask image by Wolszczak from Fotolia.com)

Ácidos

Ácidos têm um gosto azedo. Ácidos cítricos são os que fazem o gosto azedo em limões, laranjas e outras frutas cítricas, enquanto os ácidos acéticos dão ao vinagre seu gosto azedado. Um ácido transforma um papel indicador de pH em vermelho. O indicador é um tipo de papel vegetal que fica com a cor vermelha para indicar ácido e com a cor azul para indicar base. Ácidos também contém uma combinação de hidrogênio. De acordo com o site Journey Into Science, quando metais como zinco são colocado em um ácido, ocorrerá uma reação. O ácido e o zinco irão produzir bolhas que liberam gás hidrogênio. Ácidos também geram hidrogênio na água.

Ácidos conduzem eletricidade e reagem com as bases para formar água e sal. Ácidos são classificados por serem fortes ou fracos. Um ácido forte se desprende e separa na água, enquanto um fraco não.

Loading...
Você pode encontrar ácido ascórbico em frutas cítricas (Acid image by Yuriy Rozanov from Fotolia.com)

Bases

Bases são compostos iônicos que contêm metal e íons de hidrogênio. Elas têm sabor amargo e ficam escorregadias quando dissolvidas em água. Por exemplo, se você esfregar o amoníaco doméstico entre os dedos e pegar uma base, você vai sentir o deslizamento dela. Quando colocada em um papel indicador, a base demonstrará a cor azul. Bases também liberam íons de hidróxido na água. O hidróxido de amônia, ou simplesmente amônia, é um tipo comum de base usado em compostos como ácido nítrico e em produtos de limpeza.

Assim como os ácidos podem neutralizar bases, as bases também podem neutralizar os ácidos. Um bom exemplo disso é o hidróxido de magnésio, encontrado no leite de magnésio, que é usado para neutralizar os ácidos do estômago.

Sais

O sal é um composto formado por a combinação entre uma base e um ácido. Existem muitos tipos de compostos químicos que são classificados como sais, de acordo com o Journey Into Science. Os mais comuns são o sal de cozinha, ou cloreto de sódio. O bicarbonato de sódio também é caracterizado com um sal. Sais são tipicamente compostos de íons metálico e não metálicos que se separam em água, pois os íons fortemente ligados são enfraquecidos na água.

Sais podem ter os mais diversos tipos de cores e podem ter qualquer um dos cinco sabores, incluindo o salgado, doce, azedo, ácido ou apimentado. Os cheiros também dependem dos tipos de ácidos e bases que o formam. Sais formados a partir de ácidos e bases fortes, chamados de sais fortes, não possuem odor. Sais feitos a partir de combinações entre ácidos e bases fracos recebem o nome de sais fracos, que podem cheirar como o ácido ou base que o compõe. Por exemplo, vinagre cheira como ácido acético e cianetos cheiram como cianetos de hidrogênio, que tem um odor quase como amêndoa.

Sais podem ter uma grande variedade de cores e podem ser utilizados para diferentes funções (cooking salt image by Horticulture from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...