Quais são os três gases mais abundantes na atmosfera terrestre?

Escrito por patricia arnett | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os três gases mais abundantes na atmosfera terrestre?
Atmosfera (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A atmosfera é uma mistura de gases que cerca a Terra. Ela é essencial para toda a vida e serva a vários propósitos, como fornecer ar para a respiração, absorver radiação ultravioleta, proteger o planeta de meteoritos, controlar o clima e regular o ciclo da água. A atmosfera terrestre é composta por aproximadamente 78 porcento de nitrogênio, 21 porcento de oxigênio, um porcento de argônio e vestígios de outros gases que incluem dióxido de carbono e neônio.

Outras pessoas estão lendo

Nitrogênio

O nitrogênio é um gás incolor, inodoro e inerte (não reage com outras substâncias) descoberto em 1772 pelo químico Daniel Rutherford. O nitrogênio é o gás mais abundante na atmosfera e é encontrado em todos os organismos vivos. É um importante componente dos aminoácidos, proteínas, DNA e RNA. Todos os seres vivos dependem do nitrogênio para crescimento, reprodução e realizar processos metabólicos.

A atmosfera é a principal fonte de nitrogênio, entretanto plantas e animais são incapazes de utilizá-lo diretamente. O nitrogênio penetra o solo através da precipitação, dejetos animais e matéria orgânica morta. Bactérias no solo o convertem em amônio e nitrato, duas formas de nitrogênio que podem ser usadas pelas plantas. Os animais o adquirem ao se alimentar das plantas e de outros animais. Outras bactérias no solo convertem o amônio e o nitrato em dinitrogênio, fazendo com que o nitrogênio seja devolvido à atmosfera. Esse processo é chamado de ciclo do nitrogênio.

Quais são os três gases mais abundantes na atmosfera terrestre?
Nitrogênio (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Oxigênio

Oxigênio é o segundo gás mais abundante na atmosfera e o terceiro elemento mais abundante no universo. Foi descoberto em 1771 por Carl-Wilhelm Scheele. O oxigênio é inodoro, incolor e muito reativo. Todos os organismos vivos dependem dele para respirar, além de ser um componente das moléculas de DNA. As plantas são capazes de produzir oxigênio e liberá-lo na atmosfera através de um processo chamado fotossíntese.

Ozônio é uma forma de oxigênio presente na atmosfera terrestre. É ele que protege a superfície do planeta da radiação ultravioleta, absorvendo e refletindo raios nocivos.

Quais são os três gases mais abundantes na atmosfera terrestre?
Oxigênio (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Argônio

O argônio, classificado como gás nobre, é incolor, inodoro e relativamente inerte e foi descoberto em 1894 por lorde Rayleigh e sir William Ramsay. É o terceiro gás mais abundante na atmosfera, mas incapaz de sustentar vida. Argônio é considerado um asfixiante simples: quando inalado em grandes quantidades, causa tontura, náusea, perda da razão, sufocamento e morte.

Como o argônio é inerte, é utilizado de várias formas, como em lâmpadas incandescentes, para proteger soldas da oxidação, isolando espaços entre vidros ou como substituto do nitrogênio.

Quais são os três gases mais abundantes na atmosfera terrestre?
Argônio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível