Que tipo de caramujo existe em meu aquário de água salgada?

Escrito por shannon fry | Traduzido por diego silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de caramujo existe em meu aquário de água salgada?
Adicionar caramujos ao seu aquário de água salgada vai ajudar a mantê-lo limpo, e a areia peneirada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Caramujos de água salgada são uma das maiores classes de organismos dos oceanos. Existem quase 40.000 espécies reconhecidas. Muitos aquaristas de água salgada adicionam caramujos a seus tanques para a limpeza. Esses animais podem grudar em quase qualquer superfície, então enquanto sobem e se movem no tanque, ajudam a limpar os aquários. Várias espécies podem ser mantidas em cativeiro, então determinar que tipo você possui pode ser difícil. Alguns tipos, porém, são mais populares entre os entusiastas de aquários marinhos.

Outras pessoas estão lendo

Abalone

Os caramujos abalones são de certo modo difíceis de se cuidar. Eles possuem uma concha plana e em forma de lágrima, com um interior iridescente. O exterior da concha pode possuir vermes tubulares acoplados, e normalmente contém algas vermelhas e verdes em crescimento. Eles são caramujos pacíficos e noturnos que se alimentam de algas em aquários de rochas e escombros.

Caramujo astrea

Este caramujo é sociável, pacífico e possui uma concha de forma única. Suas conchas possuem forma de pirâmide espiralada com cores verde oliva e marrom, que as ajudam a se camuflarem no ambiente de recife. Eles se alimentam de algas, diatomáceas e cianobactérias. Esses caramujos necessitam de amplo crescimento de algas e vários locais para se esconderem. Se eles caírem de uma pedra, devem ser endireitados, pois os mesmos não conseguem se virar sozinhos por causa da forma de suas conchas.

Caramujo trochus de faixa

Essa espécie é pacífica e compatível com aquários de recifes. A concha possui uma forma de pirâmide e faixas de cor vermelha, verde e castanho, com um corpo de cor esbranquiçada. Eles são considerados parte de uma equipe de limpeza de um aquário de água salgada. Você pode ter um caramujo para cada 11 litros de água. Os caramujos trochus de faixa se alimentam de algas e são noturnos.

Caramujo vespa

Vespa é o nome perfeito para este caramujo, pois eles são muito parecidos com as vespas. Suas conchas possuem listras pretas e amarelas, e seu corpo é preto. Essa espécie é relativamente pequena e se esconde em pequenas fendas. O caramujo vespa é carnívoro, e irá consumir comida não ingerida, peixes mortos e vermes. Eles são pacíficos, porém são muito sensíveis a mudanças na água, nitratos e medicamentos baseados em cobre.

Caramujo cerith

Essa espécie vem das águas do México. Suas conchas espirais longas existem em uma variedade de cores. Eles são catadores e comem detritos, resíduos de peixes, comida não consumida e algas. Esses caramujos se entocam na areia e ajudam a revirá-la. Eles necessitam de uma base funda de areia e bastante oxigênio no tanque. Eles se desenvolvem bem em aquários de recifes, e são primariamente ativos à noite.

Caramujo margarita

Essa espécie é a favorita por causa de suas conchas duras. Eles possuem uma concha redonda e lisa, que as algas vermelhas usam para crescer. Eles são herbívoros e comem principalmente algas. Podem subir em qualquer superfície, e se dão bem em águas frias, mas podem viver em tanques de até 25 º C. Eles também são muito pacíficos e não incomodam corais e invertebrados.

Caramujo neritina

Esses caramujos também possuem conchas redondas. Essas conchas podem ser pretas, verdes ou bronzeadas, e podem ser manchadas ou possuir pequenas faixas finas. Essa espécie vem do oceanos Pacífico e mar do Caribe. O caramujo neritina é pequeno, e necessita de muito espaço para se esconder, rachaduras e fendas para se abrigar. Eles também são pacíficos a outros companheiros de tanque, incluindo corais.

Caramujo super tongan nassarius

Os caramujos nassarius são outros favoritos dos aquários. Suas conchas possuem uma forma de espiral oval que lembra um caroço de azeitona. As cores podem ser bege e amarelado. Esse caramujo é único com seu sifão que se projeta da concha. Seus corpos são longos, finos e em cor branca. Esses caramujos vivem na camada de areia e são principalmente noturnos. Eles se alimentam de detritos achados no substrato, e ajudam a peneirar o leito de areia. Eles emergem rapidamente da areia ao farejar comida no tanque.

Caramujo turbo

Esse caramujo é outra espécie popular e um favorito em tanques de água salgada. Eles possuem uma concha redonda parecida com um turbante. A concha dessa espécie é castanha, com uma cor iridescente. Eles se prendem às paredes do tanque e rochas para consumirem algas. Essa espécie vira pedras no aquário, se não estiverem presas. Eles também são lentos, e não devem ser mantidos perto de peixes agressivos, ou serão comidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível