Carros esportes ingleses de edição limitada fabricados nos anos 50

Escrito por rob wagner | Traduzido por pedro santos
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Carros esportes ingleses de edição limitada fabricados nos anos 50
Carros esporte britânicos produzidas em massa têm recebido muita atenção ao longo das décadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Carros esporte britânicos produzidas em massa têm recebido muita atenção ao longo das décadas. O MG 1950, Austin-Healey e Triumph, entre outros, são carros esportes icônicos da história automobilística britânica. Muito mais prestigiados - e mais caros - eram os carros esportes de produção limitada que muitas vezes eram feitos à mão. TVR, Morgan, Bristol e Ginetta normalmente numeravam não mais do que algumas centenas de unidades por ano do modelo. O TVR, por exemplo, fabricou apenas 100 unidades de de seu carro esporte Grantura 1958.

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TVR

A TVR, sediada em Blackpool, é uma montadora independente especializada em cupês leve e carros esporte com quatro ou seis cilindros sob o capô. Sua primeira produção foi o carro esportivo de dois lugares Grantura 1958 cupê, construído a mão na fábrica de Blackpool. Ele apresentava muitos componentes de outros veículos. Seus freios vieram de um Austin-Healey, a suspensão do Fusca e o eixo traseiro da Motor Corporation inglesa. E a carroceria era de vidro plástico reforçado. A TVR oferecia seis opções de motor de quatro cilindros de montadoras diferentes: um Ford 1172 cc Sidevalve, 997 cc Ford 105E, 1489 cc BMC B-Series, 1588 cc BMC B-Series, 1098 cc Coventry Clímax e 1.216 cc Climax Coventry. As versões Climax Coventry permitia que o TVR fosse de 0 a aproximadamente 95km/h em 9,9 segundos. Ele tinha uma velocidade máxima de cerca de 180km/h.

Morgan

Com sede em Malvern, a Morgan tem uma longa história de carros artesanais esportes. A partir de 1949, a Morgan começou a usar motores Vanguard 1,8-litros para impulsionar seu carros esporte Morgan Plus Four, e depois mudou para um motor Vanguard 68 cv, 2080 cc. Em 1954, a Morgan mudou para motores Triumph, usando uma potência motor de 90 cv e 1991 cc de um Triumph TR2. Para os modelos Plus Four de 1959, a Morgan acrescentou freios a disco de rodas, de cerca de 27 cm. Os modelos 1955 eram leves e pesavam aproximadamente 840 kg, com um corpo de aço montado em uma moldura de madeira. A transmissão de quatro velocidades manual com uma relação com o eixo traseiro final de 3,73 para 1 complementava o motor. Apenas 4.584 unidades saíram da fábrica durante o ciclo de produção do Four Plus 1950-1969.

Bristol

A Bristol originou-se como uma empresa de aviões em Bristol, Reino Unido, em 1947. Seus dois carros esportes mais populares eram os modelos 403 e 404. O Modelo 403 1953-a-1955 caracterizado faróis quad, um corpo inspirado em estilo pré-guerra da BMW, 100 cavalos de potência, 2-litros, a BMW em linha, motor de seis cilindros. Ela atingia uma velocidade máxima de cerca de aproximadamente 130 km/h. A Bristol só construiu 281 unidades desse carro. O 404 seguiu o modelo 403, e veio com 105 cavalos de potência, motor 2-litros "Straight Six". Era capaz de atingir aproximadamente 177km/h. O modelo 404 apresentava uma distância entre eixos de cerca de 240 cm e era consideravelmente mais pesado do que os TVRs e Morgan, com um peso de cerca de 1080 kg.

Ginetta

Ginetta iniciou suas operações de fabricação de automóveis em 1958, em Woodbridge, Suffolk, Inglaterra, com as primeiras versões padronizadas após os Wolseley Hornets pré-guerra ingleses. O primeiro carro produzido pela Ginetta foi o primeiro carro esporte G2, produzido como um kit em uma estrutura tubular, para evitar os excessivos impostos britânicas. Com 36 cv, equipado com motor Ford de 1,2-litro equipou o G2 Ginetta. Uma transmissão manual de três velocidades funcionava com o motor. Ele era pequeno, com uma distância entre eixos de apenas cerca de 34 cm, e um comprimento total do corpo de aproximadamente 48 cm. Sua velocidade máxima era de 112 km/h. A Ginetta produzidas apenas 100 unidades para o ano de 1958.

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