Comportamento

O que dizer em uma carta de apresentação se você for superqualificado para o cargo

Escrito por jen whitten | Traduzido por caroline zemuner
O que dizer em uma carta de apresentação se você for superqualificado para o cargo

Se você for superqualificado para o cargo desejado, crie uma carta de apresentação adequada para conseguir a entrevista

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Em qualquer mercado de trabalho, perder uma vaga por ter muita experiência profissional é um obstáculo frustrante no processo de busca de emprego. Se a economia estiver ruim, isso pode dificultar a sua capacidade de sustentar a família. A carta de apresentação é a melhor arma para combater esse problema e provar que você é a pessoa certa para a vaga, mesmo quando for qualificado demais para o cargo. Usar as palavras certas pode fazer a diferença entre a entrevista e a rejeição.

Adicionando qualificações

Embora a sua motivação para candidatar-se a um trabalho inferior às suas habilidades possa não ter nada a ver com uma economia ruim ou com a falta de perspectivas de emprego, os gerentes de contratação podem ver isso de forma diferente. Allison Green, chefe de pessoal para empresas de médio porte sem fins lucrativos, diz que os gerentes veem os candidatos superqualificados como funcionários de curto prazo que estarão indispostos a aceitar a faixa de remuneração do cargo, e que podem até não entender os detalhes da função e aborrecer-se com o trabalho. Green continua explicando que adicionar esses pontos-chave na carta de apresentação do currículo é fundamental para ganhar a entrevista. Por exemplo , use a sua carta para dizer a um potencial empregador o que o anima sobre o cargo, pois é menos provável que um funcionário com paixão pelo seu trabalho se demita assim que outra empresa oferecer um salário um pouco maior. Sua carta é também a oportunidade para abordar se você estiver dando um passo para trás em sua carreira para mudar de área ou indústria. Afirmar que compreende a necessidade de começar por baixo, ou próximo disso, em uma nova carreira é de grande ajuda para se obter a entrevista.

Omitindo qualificações

Enquanto mentir no currículo e na carta de apresentação é um suicídio de carreira, mudar o texto para evitar o estigma de candidato superqualificado ao cargo pode funcionar. Pode-se também remover informações de experiência profissional e de formação acadêmica que pareçam muito avançadas para o emprego, mas tome cuidado com essa abordagem. As brechas no emprego são advertências para os gerentes de contratação. A melhor maneira de contornar as áreas que o fazem parecer superqualificado para um trabalho é concentrar-se na escolha de palavras na carta. Você pode muito bem ter deixado um trabalho de nível executivo em uma das consideradas maiores empresas do mundo, mas não precisa informar isso em sua carta. Foque nas funções que desempenhou. Títulos podem ser intimidantes, ao passo que tarefas são impressionantes. Dedique um tempo extra na carta para mostrar como as habilidades necessárias na função anterior serão transferidas para o cargo desejado.

Falar de dinheiro

Para alguns, ser superqualificado significa o mesmo que exigir mais dinheiro para o cargo. Embora a maioria dos candidatos e gerentes de contratação espere até a fase da oferta para discutir o salário, aborde o assunto na carta para acalmar os receios. Não é necessário chegar ao ponto de dizer que o trabalho paga x reais por mês e você está de acordo com isso, mas pode declarar que o salário não é a sua principal motivação nesse momento em sua carreira. Quando se sabe que um cargo paga bem menos do que o último trabalho do candidato, dizer que está confortável com o salário oferecido no mercado é aceitável.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media