×
Loading ...

Que tipo de cascalho é usado nos lagos para carpas?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Ao construir um lago para as carpas, pode ser difícil decidir sobre qual fundo utilizar. As lojas de animais oferecem diversas opções, desde a pedra até o cascalho para um revestimento mais suave. Existem muitos tipos de cascalhos, e para escolher um, é necessário entender as opções, bem como o modo que a carpa irá interagir com ambientes diferentes. A principal prioridade é a saúde e a longevidade dos animais, sendo assim procure informações antes de começar a construir o habitat.

As carpas podem viver até 100 anos se receberem cuidados adequados (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Entendendo a filtração do cascalho

Os cascalhos são uma boa escolha para colocar no fundo do lago de carpas, pois eles agem como um filtro natural e capturam os restos de alimentos que afundam. As carpas se alimentam de micro-organismos que vivem sob o piso do cascalho. Um ambiente com muita atividade biológica é saudável para elas, algo que é promovido por este tipo de revestimento. Além disso, deixa o lago com uma aparência mais natural. Pode-se adicionar rochas grandes para melhorar as propriedades favoráveis.

Loading...
Escolha o chão adequado para a carpa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cuidando do lago com fundo de cascalho

A maioria das pessoas consideram a filtração de cascalho fácil de ser mantida, porém, pode se tornar um desafio conservar adequadamente. Uma parte importante da manutenção, é saber exatamente que tipo que está sendo usado, entender os cuidados necessários dele e da carpa. Independente do tipo de revestimento que escolher, terá que fazer uma limpeza completa de uma a três vezes por ano. Sendo assim, pode ser feita a filtração externa, que requer desentupimento frequente.

Escolhendo o tipo de cascalho

Existem inúmeras marcas de cascalho de qualidade para comprar. Algumas marcas são mais recomendadas do que outras, como por exemplo a Dancor (Brasil), Bio Lyte (produto importado) e Schultz Aquasoil (produto importado). Muitos desses cascalhos são, na verdade, pedaços pequenos de terracota. Granito e cascalho íngreme são boas opções. Alguns criadores de carpas adotam as areias usadas para gatos, porém, sem aditivos. A marca que pretender comprar depende da disponibilidade local, lembre-se de não adquirir produtos feitos com materiais sintéticos. Se possível, use pedras e cascalhos de aragonita, pois, além de melhorar as propriedades estéticas, garante que os produtos não sejam feitos a partir de substâncias químicas e que não carreguem organismos não-nativos do ambiente.

Dicas

Às vezes, os produtos que se dizem ser de cascalho são, na verdade, feitos de pedras esmagadas de rios. É melhor evitar esse tipo de pedra porque, ao contrário do convencional, essas pedras podem conter muito ferro, o que pode ser prejudicial às carpas.

Pesquise os elementos encontrados nas pedras dos rios, para determinar os benefícios para a carpa (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...