Como é fabricado o gesso?

Escrito por darci pauser | Traduzido por bruno daza
Como é fabricado o gesso?

A gipsita é uma rocha extraída da terra

gypsum stone close-up image by Kathy Burns from Fotolia.com

A gipsita começou a sua formação na Terra há 600 milhões de anos. Antes disso, os níveis do mar eram muito mais elevados do que são hoje. À medida que o clima mudou e o nível dos oceanos baixou, a água do mar sobre o que hoje é terra seca evaporou, deixando depósitos de gipsita para trás. Hoje em dia, a gipsita processada, ou sulfato de cálcio hidratado, está presente em vários produtos importantes.

Outras pessoas estão lendo

Pedreira a céu aberto

Em algumas partes do mundo, os depósitos de gipsita existem logo abaixo da superfície. Esses depósitos são explorados de forma mais eficiente através de pedreiras a céu aberto. Os trabalhadores removem solo e rocha até alcançar os depósitos. Em seguida, eles perfuram ou dinamitam a gipsita.

Mineração subterrânea

A mineração permite extrair gipsita desde o subsolo. Para isso, os mineiros perfuram túneis no solo até atingir um depósito do mineral. Em seguida, os mineiros o extraem, criando um "vão" no processo. Finalmente, eles removem o minério com a ajuda de máquinas.

Transporte até a usina de processamento

Após a remoção, caminhões transportam a gipsita até a usina de processamento. Lá é produzido o material bruto que será comercializado para fábricas ou se produz lá mesmo o produto final. A rocha de gipsita é depositada em pilhas na usina até que chegue a hora de processá-la.

Britagem

Um alimentador vibratório leva a gipsita bruta até a fábrica de processamento. Ele consiste de uma esteira transportadora que agita e distribui uniformemente as pedras de gipsita sobre sua superfície. Ele transporta as rochas até um triturador. Lá uma britadeira pulveriza a rocha em pedaços medindo 5cm ou menos.

A secagem parcial

As pequenas rochas de gipsita são colocadas num recipiente de secagem. Ele gira e aquece as pedras uniformemente. O secador então transforma a gipsita em um hidrato.

Fresagem

Numa máquina, rolos trituram as pequenas pedras em pedaços ainda menores formando gipso (também conhecido como gesso de paris), que é composto de hidratos em pó.

Calcinação

O processo de calcinação da gipsita a aquece a elevadas temperaturas. Isso transforma os hidratos em anidrita. A forma anidrite da gipsita oferece ainda mais resistência para uso do mineral como gesso. Em alguns processos, o fabricante adiciona água para remodelá-la da forma desejada.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media