Cascatas sem lago caseiras

Escrito por melissa worcester | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cascatas sem lago caseiras
Você pode construir sua própria cascata sem lago (Waterfall image by NAHL from Fotolia.com)

Desfrute de uma cascata com água espirrando para baixo e desaparecendo em uma área do quintal coberta por pedras de paisagismo. É possível comprar kits para construí-la ou adquirir alguns suprimentos e fazê-lo você. No entanto, existem algumas coisas que você precisa saber para ter sucesso neste projeto.

Outras pessoas estão lendo

Suprimentos necessários

Será preciso algo para forrar a bacia. Compre um revestimento para lagos, um artigo de plástico pré-formado, ou economize dinheiro adquirindo uma lata de lixo de plástico grande. A bacia será enterrada no quintal e ficará invisível, de modo que a lata de lixo pode ser a opção menos dispendiosa. Compre uma bomba feita para uma cascata. Pode parecer que uma bomba de drenagem funcionará, mas elas não são feitas para operar continuamente e podem também consumir muito mais energia do que uma bomba de cascata. Será necessário um reservatório para a cascata, que é uma bacia de formato especial para a parte de cima da mesma, ou você pode simplesmente usar uma mangueira e esconder sua extremidade sob algumas rochas.

Como ela funciona

A água flui da cascata e atravessa as pedras de paisagismo espalhadas no chão. Mas elas não estão realmente no chão, porque enterrada no solo está uma bacia onde a água se acumula. Na bacia há uma bomba que bombeia a água através de uma mangueira ou tubulação de volta para a parte de cima da cascata. O segredo é cobrir a bacia com uma tela que permita que a água entre ao mesmo tempo em que evita que a sujeira e outros materiais entupam a bomba.

Benefícios

A cascata tem muitos benefícios em paisagismo. Ela é atraente e produz um som suave que poderá ser ouvido de dentro da casa, dependendo da localização. Uma cascata sem lago tem os mesmos benefícios, sem o trabalho extra de mantê-lo limpo. Ela também é mais segura em lugares onde há animais de estimação ou crianças pequenas, já que uma área de água aberta no quintal pode ser uma ameaça.

O que pode dar errado

Ao decidir o quão grande fazer a bacia, leve em conta a extensão da cascata. A bacia cheia de rochas não conterá tanta água quanto uma vazia. Ela deve conter água mais do que o suficiente para cobrir toda a extensão do curso d'água. Se isso não acontecer, a bacia ficará seca antes que a água volte a circular e a bomba queimará. Mas a bacia também precisa ser grande o suficiente para poder conter toda a água se a cascata for desligada.

O que fazer no inverno

Se você mora em uma área onde geadas ocorrem no inverno, remova a bomba e drene as mangueiras antes disso. Guarde-a em ambientes protegidos onde a temperatura permaneça acima de zero. Consulte o manual que vem com a mesma para ver é aconselhável armazená-la em um balde d'água. Ao montar o sistema de cascata na primavera, verifique se há água suficiente no mesmo antes de ligar a bomba.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível