Saúde

O que causa a arritmia cardíaca?

Escrito por contributing writer | Traduzido por fabiana silva

A arritmia cardíaca, também conhecida como disritmia, é uma condição médica caracterizada pela batida irregular do coração ou quando esse órgão pula completamente uma batida. A maioria dos casos geralmente é inofensivo e não causa nenhum outro risco à saúde, no entanto, em alguns casos graves, ela pode oferecer risco de vida e até causar a morte do indivíduo. Existem vários fatores que, muitas vezes, podem levar ao desenvolvimento de uma arritmia cardíaca.

Outras pessoas estão lendo

Distúrbios cardíacos

Várias doenças do coração, como os ataques cardíacos, derrames, cardiopatia congestiva, entre outros, frequentemente são consideradas um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento de uma arritmia cardíaca. Essas condições médicas evitam que o coração funcione normalmente e reduzem muito o efeito de bombeamento. Como resultado, ocorre uma diminuição na oferta de oxigênio e de sangue dentro do corpo do indivíduo aumentando, assim, as chances de desenvolvimento da arritmia cardíaca.

Drogas e medicamentos

Alguns comprimidos dietéticos, como o adipex, a fentermina, entre outros, são considerados os principais fatores que levam ao desenvolvimento de uma arritmia cardíaca nos indivíduos. Essas pílulas, quando tomadas em excesso ou durante um longo período de tempo, prejudicam a condução dos impulsos do cérebro para o coração causando, portanto, um batimento cardíaco anormal ou a arritmia cardíaca.

Choque e níveis elevados de insulina

De acordo com o Dr. Elmer, autor do livro "Bypassing bypass" (Evitando um cirurgia de ponte de safena, em tradução livre, publicado em 2002), o choque também é um dos grandes fatores que causam esse distúrbio. Em estado de choque, o cérebro estimula a glândula adrenal a produzir adrenalina que, por sua vez, aumenta a frequência cardíaca dependendo da situação. Também verificou-se que o aumento dos níveis de insulina no organismo também estimula a glândula adrenal a produzir adrenalina causando, assim, a arritmia cardíaca. Entretanto, o mecanismo exato para essa reação ainda não está claro.

Cafeína

A cafeína também é um dos principais fatores de risco que levam ao desenvolvimento de arritmia cardíaca ou batimentos cardíacos irregulares. Verificou-se que essa substância frequentemente leva a uma condição conhecida como batimentos prematuros ou "flip-flops", que é uma forma muito benigna de arritmia na qual o coração bate prematuramente ou pula uma batida completamente às vezes.

Outros fatores comuns

Vários outros fatores comuns como o alcoolismo, a desnutrição, a formação de coágulos de sangue, exercícios físicos excessivos e a alteração da estrutura dos músculos do coração também são algumas das causas que levam à arritmia cardíaca.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media