O que causa ferrugem em piscinas

Escrito por lorelei nettles | Traduzido por juliano burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa ferrugem em piscinas
Manchas pequenas ou grandes podem aparecer na piscina (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Quando houver ferrugem, é provável que haja a presença de metal e isso pode ocorrer em gesso, azulejos ou piscinas de fibra de vidro. A mancha pode começar como um pequeno ponto na parede ou no fundo da piscina. Saiba o que poderia estar causando isso e o que você pode fazer para remover ou impedir que aconteça.

Outras pessoas estão lendo

Ferro oxidado na água

A água usada para encher a piscina pode conter metais nela. Se estiver vendo muitos pontos pequenos enferrujados, então provavelmente essa é a razão. Adicionar um produto para remover metais da água ao filtro é a melhor defesa para este problema. Pode ser necessário varrer e aspirar com mais frequência também. É possível lavar as manchas diretamente com um produto ácido, ou pode-se esfregá-los com uma escova quando necessário. Algumas pessoas também colocam ímãs em suas piscinas para coletar pequenos pedaços de metal.

O que causa ferrugem em piscinas
Pode ser necessário aspirar uma piscina com água com metais mais frequentemente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ferro solúvel e coloidal

A "água clara" ou ferro solúvel é retirado de um poço e enferruja quando entra em contato com o ar. Isso forma partículas na água com uma coloração marrom avermelhada. Este problema pode ser resolvido com a adição de produtos químicos na água para oxidar o ferro, que poderá então ser filtrado por um filtro mecânico. Outros produtos químicos também podem ser adicionados, que basicamente revestem o ferro para que não receba oxigênio. O ferro coloidal também é ferrugem que está na água, mas é geralmente ligado a outras substâncias. Para resolver isso, adicione cloro para oxidar o ferro a partir de outras substâncias, ou coloque polímeros que farão com que o ferro forme aglomerados maiores, que podem ser filtrados.

Aglomerado orgânico e bacteriano

Um problema de ferro bacteriano é causado por organismos vivos. Eles gostam de se alimentar de ferro, que é encontrado na água, e constroem lodo ao longo da água. Ficará com uma cor de ferrugem, mas também pode ser verde e deve ser eliminado usando quantidades elevadas de cloração em todo o encanamento para matá-lo. Uma piscina orgânica ocorre quando taninos e outros compostos orgânicos combinam com o ferro. Este tipo é frequentemente confundida com ferrugem coloidal, mas não pode ser removido por meio de filtros de oxidação ou de permuta iônica. Verifique a presença de taninos. Se tiver, eles podem ser removidos através da adição de cloro e pela utilização de um filtro de carbono, que deve ser substituído quando saturado.

O que causa ferrugem em piscinas
A água pode conter ferrugem (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ferrugem de vergalhões e concreto

Sob o gesso da piscina existem hastes metálicas chamadas de vergalhões. Elas enferrujarão se colocadas a 2,5 cm da superfície. Sem revestimento, os enferrujados podem criar um problema maior, porque a corrosão é sempre pior por baixo. O concreto utilizado na sua piscina também pode ser o culpado, pois às vezes, há traços de ferro dentro da mistura. Se não for tratada, ela pode se espalhar por toda a piscina, aumentando o custo do reparo. Embora você possa chamar um profissional, algumas pessoas optam por remover a seção enferrujada e consertar o pedaço com cimento cinza de alvenaria cobrindo com gesso ou azulejos.

Itens de metal na piscina

O simples ato de deixar cair um item de metal na piscina pode causar manchas de ferrugem. Pode ser um prego, grampo de cabelo ou uma lata de refirgerante. Qualquer item de metal que enferruja também pode manchar a piscina. Certifique-se de que tais itens sejam removidos imediatamente assim que descobertos. Quanto mais ácida a piscina, mais rápido o problema cresce, mas se ficar uma mancha, limpe-a com uma escova de aço ou um removedor de ferrugem em líquido que pode ser comprado em qualquer loja de material de piscina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível