Causas e sintomas de um coração debilitado

Escrito por patrícia vergara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas e sintomas de um coração debilitado
Descubra quais são as causas e os sintomas de um coração debilitado (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Coração debilitado é um termo popular para quem sobre de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), ou seja, uma dificuldade que tem o coração para bombear o sangue corretamente, sem conseguir atender todas as necessidades do corpo. Em consequência disso, os outros órgãos do corpo não recebem nutrientes e oxigênio suficientes, o que pode causar outras falhas e doenças. Veja a seguir por que um coração pode ficar debilitado, quais os principais sintomas dessa insuficiência e qual o tratamento ideal.

Outras pessoas estão lendo

Coração debilitado

Insuficiência Cardíaca Congestiva é o termo médico utilizado para quem possui um coração debilitado. Isso acontece quando o órgão não consegue devolver para o corpo o sangue que recebe, comprometendo assim a circulação e os outros órgãos. O coração possui dois hemisférios, o direito e o esquerdo - a insuficiência acontece quando um deles não consegue bombear o sangue que recebe. Não se trata de uma doença, mas uma incapacidade do órgão; a ICC geralmente se desenvolve durante anos e, se tratada corretamente, permite uma vida longa aos seus portadores.

Causas

Uma pessoa pode nascer com algum problema cardíaco e desenvolver a insuficiência cardíaca ao longo da sua vida, ou situações externas podem ajudar no aparecimento da doença. Arritimias cardíacas, hipertensão arterial, hipertireoidismo e até mesmo estresse podem, com o tempo, causar a insuficiência. O consumo excessivo de bebida alcoólica e infecções virais também podem auxiliar no desenvolvimento da doença. O diagnóstico deve ser feito através de um exame clínico, por uma radiografia toráxica e uma ecocardiografia. Dessa forma, o médico pode chegar a uma conclusão precisa.

Sintomas

Inicialmente, os principais sintomas do coração debilitado são taquicardia, intolerância ao frio e falta de ar e cansaço sem causa aparente. O paciente pode acordar com dificuldades para respirar e precisar se sentar para conseguir voltar a se sentir bem. Depois, a pessoa começa a se sentir fraca, pois o coração não consegue levar os nutrientes necessários para os outros órgãos. A resistência cai, há aumento de peso, ataques de tosse e a falta de ar se torna cada vez mais comum.

Tratamento

Primeiramente, é preciso tratar a doença que pode ter ocasionado a insuficiência cardíaca congestiva. Deve-se diminuir a ingestão de sal, usar remédios e alimentos diuréticos para diminuir a concentração de fluidos e consequentemente diminuir o esforço do coração. Há outros medicamentos que podem atuar diretamente na musculatura e reduzir a disritmia dos batimentos cardíacos, mas toda a medicação deve ser prescrita por um médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível