×
Loading ...

Como fazer um cavalete de pintura para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Conforme o seu bebê cresce e começa a se expressar cada vez mais, você pode considerar designar uma área especial da casa onde ele possa soltar a imaginação e criatividade. Uma boa opção para salvar suas paredes das habilidades artísticas do seu filho é dar a ele um cavalete de pintura, que você mesmo pode fazer em casa para economizar dinheiro. Para esse projeto, você não precisa de nenhum equipamento especial: são necessárias somente algumas ferramentas que você provavelmente já tem em casa. Como esse cavalete pode ser customizado, ele pode ser usado também como porta-potes ou como decoração quando seu aspirante à artista não o estiver usando.

Instruções

Você pode fazer um cavalete para crianças usando alguns materiais simples encontrados em casa (easel image by Rog999 from Fotolia.com)
  1. Faça os furos de 6 mm nas pernas, para já deixá-las preparadas para a montagem. Cada perna da frente precisará de dois furos, posicionados a 5 cm e 60 cm da ponta que ficará para cima. A perna traseira precisará de um furo a 40 cm da ponta que ficará para baixo. A peça vertical da frente irá precisar de quatro furos, um a 1 cm do topo, outro a 20 cm do topo, o terceiro a 44 cm do topo e o último a 5 cm da ponta de baixo. A peça horizontal da frente vai precisar de três furos: um a 10 cm do topo, o segundo a 20 cm abaixo do primeiro furo e o último furo a 20 cm abaixo do segundo.

    Loading...
  2. Faça quatro furos na peça de madeira restante, que será a peça superior: três furos ao longo da borda de cima e um na borda de baixo. O primeiro furo precisa ficar a 6 cm da lateral vertical e a 2 cm da borda de cima, e o outros dois devem ficar alinhados ao primeiro, com 9 cm de distância entre cada um deles. O furo na parte de baixo deve se alinhar com o furo do meio, a 2 cm de distância da borda de baixo.

  3. Coloque a peça superior deitada no chão. Pegue as duas pernas da frente e a peça vertical e alinhe os primeiros furos de cada uma dessas peças com os três furos de cima na peça superior. A peça vertical da frente deve ficar no meio, com uma das pernas de cada lado.

  4. Prenda as pernas na peça superior usando parafusos de carruagem, porcas e arruelas. Não aperte os parafusos completamente ainda, mas só o máximo que você conseguir com as mãos, sem a ajuda de nenhuma ferramenta.

  5. Coloque a peça horizontal da frente por cima das pernas e da peça vertical, bem no meio, usando os furos já feito para alinhar a peça horizontal com as outras. Aperte as porcas e o parafusos à mão, antes de virar toda a estrutura e apertar as porcas da maneira apropriada, usando uma chave inglesa.

  6. Prenda uma dobradiça na ponta de cima da perna traseira, usando uma furadeira se necessário. Prenda a outra aba da dobradiça na parte de baixo da peça superior, bem atrás da peça vertical da frente, usando parafusos de madeira. Depois que essa perna estiver presa, você terá um suporte móvel para o cavalete. Isso irá permitir que você ajuste a altura e o ângulo do cavalete para seu filho.

  7. Coloque potes para canetas, tintas, giz de cera e lápis na moldura do cavalete. Você pode parafusar as embalagens na peça horizontal da frente ou equilibrá-las em cima do cavalete. Você também pode instalar prendedores de papel ao longo da moldura para segurar o trabalho do seu filho.

Loading...

O que você precisa

  • 2 peças de madeira de 5 cm x 2 cm, com 110 cm de comprimento (pernas da frente)
  • 1 peça de madeira de 5 cm x 2,5 cm, com 90 cm de comprimento (perna traseira)
  • 1 peça de madeira de 5 cm x 2,5 cm, com 80 cm de comprimento (peça vertical da frente)
  • 1 peça de madeira de 5 cm x 2,5 cm, com 60 cm de comprimento (peça horizontal da frente)
  • 1 peça de madeira de 15 cm x 2,5 cm, com 30 cm de comprimento
  • Dobradiça em T de 15 cm
  • 13 parafusos de carruagem de 6 mm
  • 13 porcas e arruelas para parafusos de carruagem
  • 3 parafusos de madeira de 2,5 cm
  • Pedaço de uma corda forte e fina
  • Furadeira
  • Chave inglesa
  • Dobradiça
  • Embalagens plásticas (opcional)
  • Prendedores grandes de papel tipo binder (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...