×
Loading ...

Como um cavalo se reproduz?

Atualizado em 17 abril, 2017
Aprenda como os cavalos se reproduzem (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Visão geral

Os cavalos são mamíferos e, como tal, não são tão diferentes dos seres humanos no seu processo de reprodução. O macho e a fêmea têm relações sexuais e depois a fêmea carrega o feto em seu útero até que esteja desenvolvido o bastante para sobreviver fora dele.

Loading...

Cio

A fêmea do cavalo ou égua, não é fértil durante todas as épocas do ano. Ela só ovula durante o período do cio, que começa após o equinócio vernal, quando os dias começam a ficar mais longos. O processo de ovular no reino animal também é conhecido como "estar no cio". Esse ciclo dura aproximadamente 20 dias e repete-se regularmente durante os meses de verão. Nem todos os animais entrarão no cio ao mesmo tempo, isso dependerá da fisiologia da égua. Alguns criadores conseguem fazer com que seus cavalos entrem no cio mais cedo por meio da iluminação de uma tenda artificial para simular um dia mais longo. Isso pode dar aos potros uma vantagem de tamanho em detrimento de outros nascidos no mesmo ano.

Acasalamento

Quando a égua está em seu período de cio, ela avisa o cavalo masculino ou garanhão, urinando perto dele. Ele sentirá o fluido e será capaz de detectar a presença de hormônios necessários. Em seguida, ele cutucará a égua, aproximando-se por trás dela. Ela levantará a cauda, revelando sua abertura vaginal, e ele montará sobre ela. Durante a relação sexual, o esperma viajará do pênis do garanhão até a vagina da égua e encontrara um óvulo, que foi liberado por um dos ovários. Se a fertilização for bem sucedida, o óvulo fecundado viajará para o útero dentro de cinco a sete dias.

Gestação

O período de gestação de um cavalo, a quantidade de tempo desde a fecundação até o nascimento, é de aproximadamente 11 meses. O feto utiliza todo o tempo para se desenvolver significativamente, sendo que o maior crescimento ocorre durante os últimos 3 meses. Isso torna a taxa de sobrevivência para cavalos prematuros muito pequena. A maioria das éguas só terá um potro de cada vez, mas existe a possibilidade de filhotes gêmeos.

Nascimento

As éguas geralmente dão à luz durante a noite e preferem não ser perturbadas durante esse período. O trabalho de parto é curto, cerca de meia hora de duração. A égua lamberá o potro para remover a placenta e, em seguida, ele ficará de pé e mamará, tudo isso dentro de uma hora. O potro deve ficar com sua mãe por pelo menos quatro meses, e alguns mamam por até um ano. O potro precisará de quatro anos para crescer até seu tamanho máximo.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...