Como usar o Celtx para um roteiro

Escrito por kylene arnold | Traduzido por fernando lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O Celtx é uma ferramenta de pré-produção de código aberto que contém exemplos para vários tipos de scripts de mídia. Dentre esses está o template de "Filme", que te permite criar um roteiro nos padrões da indústria em relação a margens, espaçamento, tipo de fonte e tamanho dela. Além disso, ele também oferece um jeito eficiente de roteiristas ligarem vários estilos frequentemente usados e tira muito do trabalho de formatação. Depois que o roteiro estiver terminado, o Celtx também oferece uma forma de exportar o documento como PDF sem a compra adicional de um editor para esse formato.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra o Celtx e escolha "Film" (Filme) na lista de exemplos de projeto. Isso abre um novo documento com as barras de ferramentas e opções pertinentes à criação de um roteiro de filme.

  2. 2

    Digite o cabeçalho da primeira cena na faixa cinza no topo da página. Seu cursos já está piscando dentro dela. Como as faixas cinzas são reservadas somente para cabeçalhos de cena, seu texto será automaticamente formatado nesse estilo.

  3. 3

    Aperte o botão "Enter". O Celtx irá inserir o espaço apropriado entre o cabeçalho da cena e a próxima linha e irá mudar o estilo para o formato "Action" (Ação).

  4. 4

    Digite pelo menos uma frase da ação e aperte "Enter", depois "Tab". O Celtx irá automaticamente mudar o estilo para o formato "Character" (Personagem).

  5. 5

    Digite o nome do personagem, depois aperte "Enter". O Celtx irá mudar as margens conforme apropriado para o diálogo dos personagens.

  6. 6

    Aperte "Enter" novamente para voltar ao formato "Character" (Personagem) ou aperte "Enter" duas vezes para ir ao formato "Action" (Ação).

  7. 7

    Clique na seta no canto da caixa suspensa "Styles" (Estilos) para selecionar qualquer um desses a qualquer momento. Ao selecionar um estilo, o Celtx irá automaticamente ajustas as margens e letras maiúsculas ou minúsculas para ir de acordo com os padrões da indústria. Estilos adicionais estão disponíveis para criar observações, transições, tomadas e texto puro.

  8. 8

    Clique na aba "Title Page" (Título da página) na parte inferior da tela para configurar o título da página para seu roteiro. O template contém seções rotuladas onde você pode digitar suas informações.

  9. 9

    Clique no botão "Save" (Salvar) no topo da tela para salvar seu projeto Celtx. Isso é apropriado para guardar seu projeto para uso futuro ou compartilhá-lo com outro usuário do Celtx.

  10. 10

    Conecte-se à internet quando estiver pronto para exportar seu documento como PDF. Este passo é necessário para compartilhar seu roteiro com usuários que não utilizem o Celtx, como alguns produtores e diretores.

  11. 11

    Clique na aba "TypeSet/PDF" na parte inferior da página. O Celtx irá criar um PDF que mantém o formato de roteiro e está nos padrões da indústria para roteiros de filme.

  12. 12

    Clique em "Save PDF" (Salvar PDF) e selecione onde quer que seu roteiro seja exportado.

Dicas & Advertências

  • Existem muitas outras funções do Celtx que ajudam o roteirista a planejar, organizar e navegar por seu roteiro, incluindo "Project Library" (Biblioteca de projeto) e "Scenes" (Cenas), do lado esquerdo da tela; as abas "Scratchpad" (Rascunho) e "Index Cards" (Cartões de índice) no fim da tela; e a aba "Notes" (Notas) à direita.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível