Conhecimento

Como usar um caderno de caligrafia

Escrito por juliana bragança
Como usar um caderno de caligrafia

Uma bela escrita cursiva faz muita diferença, quando são feitos testes escritos

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

O caderno de caligrafia é usado por aqueles que desejam melhorar a letra, deixando a escrita cursiva mais legível e bonita. Antigamente ele era obrigatório nas escolas, porém, com o crescimento do uso do computador, hoje seu uso é facultativo. Atualmente poucos são os estudantes que escrevem os trabalhos escolares ou universitários à mão, a maioria utiliza do computador. O caderno de caligrafia é muito importante na fase de alfabetização da criança, pois também possui atividades que desenvolvem o lado cognitivo. Porém ele pode ser utilizado da mesma forma por adultos que desejam aprimorar a forma de escrever. Veja agora como usar um caderno de caligrafia.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caderno de caligrafia
  • Lápis ou lapiseira
  • Borracha
  • Apontador

Lista completaMinimizar

Instruções

    Modo de usar

  1. 1

    Primeiramente adquira um caderno de caligrafia. Eles são facilmente encontrados em papelarias e lojas de artigos escolares. Se preferir algum material específico, entre em contato com a editora. Além disso, atualmente temos muitas atividades de caligrafia disponíveis online, dessa forma é necessário apenas fazer o download, imprimir e começar a escrever.

  2. 2

    A maneira mais fácil de começar a usar um caderno de caligrafia é fazer as atividades que pedem que se escreva por cima das letras pontilhadas. É preciso ter boa coordenação motora e persistência, para realizar todas as tarefas. Lembre-se de fazer a atividade por completo, pois no caderno você terá as letras cursivas maiúsculas e minúsculas. Futuramente precisará de ambas, para elaborar uma frase.

  3. 3

    A próxima etapa é copiar as letras ou as palavras presentes na linha de cima da página do caderno de caligrafia. Normalmente os cadernos apresentam três linhas: a de baixo, que corresponde à linha em que as letras se apoiam; a superior, que delimita o espaço que você pode usar tanto para letras maiúsculas quanto para as minúsculas, como o caso das letras "B", "F", "H", "K", "L" e "T", que, mesmo sendo minúsculas, têm uma maior altura; e a linha do meio (pontilhada), que marca até onde você pode escrever com as letras minúsculas.

  4. 4

    Comece fazendo as letras avulsas nas atividades que pedem o uso da mão livre. Quando já tiver feito e refeito todas as letras diversas vezes, passe para as palavras. É importante repetir as palavras muitas vezes, por este motivo que há várias linhas para serem completadas no caderno de caligrafia. Depois das letras e palavras, chega o momento de copiar as frases inteiras. Da mesma forma, escreva muitas vezes a mesma frase. Para ter uma letra bonita, é preciso investir muito tempo e disposição. O lado positivo é que, após adquirir uma boa grafia, você não irá perdê-la nunca, é algo que ficará com você a vida toda. Por isso vale a pena se dedicar a isso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media