Como usar um caderno de caligrafia

Escrito por juliana bragança
Como usar um caderno de caligrafia

Uma bela escrita cursiva faz muita diferença, quando são feitos testes escritos

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

O caderno de caligrafia é usado por aqueles que desejam melhorar a letra, deixando a escrita cursiva mais legível e bonita. Antigamente ele era obrigatório nas escolas, porém, com o crescimento do uso do computador, hoje seu uso é facultativo. Atualmente poucos são os estudantes que escrevem os trabalhos escolares ou universitários à mão, a maioria utiliza do computador. O caderno de caligrafia é muito importante na fase de alfabetização da criança, pois também possui atividades que desenvolvem o lado cognitivo. Porém ele pode ser utilizado da mesma forma por adultos que desejam aprimorar a forma de escrever. Veja agora como usar um caderno de caligrafia.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caderno de caligrafia
  • Lápis ou lapiseira
  • Borracha
  • Apontador

Lista completaMinimizar

Instruções

    Modo de usar

  1. 1

    Primeiramente adquira um caderno de caligrafia. Eles são facilmente encontrados em papelarias e lojas de artigos escolares. Se preferir algum material específico, entre em contato com a editora. Além disso, atualmente temos muitas atividades de caligrafia disponíveis online, dessa forma é necessário apenas fazer o download, imprimir e começar a escrever.

  2. 2

    A maneira mais fácil de começar a usar um caderno de caligrafia é fazer as atividades que pedem que se escreva por cima das letras pontilhadas. É preciso ter boa coordenação motora e persistência, para realizar todas as tarefas. Lembre-se de fazer a atividade por completo, pois no caderno você terá as letras cursivas maiúsculas e minúsculas. Futuramente precisará de ambas, para elaborar uma frase.

  3. 3

    A próxima etapa é copiar as letras ou as palavras presentes na linha de cima da página do caderno de caligrafia. Normalmente os cadernos apresentam três linhas: a de baixo, que corresponde à linha em que as letras se apoiam; a superior, que delimita o espaço que você pode usar tanto para letras maiúsculas quanto para as minúsculas, como o caso das letras "B", "F", "H", "K", "L" e "T", que, mesmo sendo minúsculas, têm uma maior altura; e a linha do meio (pontilhada), que marca até onde você pode escrever com as letras minúsculas.

  4. 4

    Comece fazendo as letras avulsas nas atividades que pedem o uso da mão livre. Quando já tiver feito e refeito todas as letras diversas vezes, passe para as palavras. É importante repetir as palavras muitas vezes, por este motivo que há várias linhas para serem completadas no caderno de caligrafia. Depois das letras e palavras, chega o momento de copiar as frases inteiras. Da mesma forma, escreva muitas vezes a mesma frase. Para ter uma letra bonita, é preciso investir muito tempo e disposição. O lado positivo é que, após adquirir uma boa grafia, você não irá perdê-la nunca, é algo que ficará com você a vida toda. Por isso vale a pena se dedicar a isso.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media