Como a cera de parafina é feita?

Escrito por contributing writer | Traduzido por diego dutra

Outras pessoas estão lendo

Como a cera de parafina é feita?

Além das tradicionais velas, muitos outros produtos dependem da parafina

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Os elementos componentes

A parafina é composta por elementos chave, chamados hidrocarbonetos, um composto que possui somente carbono e hidrogênio. Cada hidrocarboneto se comporta de maneira diferente, baseado no seu comprimento, o que afeta o ponto de ebulição e facilidade de derretimento. A parafina surgiu a partir do petróleo bruto, também composto de diferentes hidrocarbonetos.

Como a parafina surgiu

A parafina, apesar de classificada como uma cera de petróleo, ela é originária dos alcanos (elementos compostos somente de carbono e hidrogênio). Assim como várias ceras, a parafina é derivada da cera de abelha, criada naturalmente por esses insetos. Algumas vegetais também são capazes de produzir a parafina, graças a camada protetora que se desenvolve sobre as folhas para proteger a planta de diferentes condições climáticas. Com o tempo, as camadas de vegetais mortos foram sendo soterradas pelas massas de terra, em constante transformação, do nosso planeta. Esses restos de vegetais acabaram se transformando em petróleo, fonte de produção da parafina.

As várias aplicações da parafina

Além das tradicionais velas de cera, a parafina é usada em uma grande variedade de funções práticas. Na construção civil, a parafina pode ser misturada ao gesso dos painéis, de forma que derreta durante o dia, enquanto absorve calor. Consequentemente, esse material irá endurecer durante a noite, liberando o calor absorvido. Pelo fato de se expandir ao derreter, a cera se torna um componente vantajoso para sistemas de termostatos. O sistema mais prático de parafina/termostato pode ser encontrado na maioria dos veículos. Além disso, parafinas mais viscosas podem ser aplicadas ao uso industrial. Quando na forma líquida, a parafina é extremamente versátil, sendo frequentemente usada na medicina, culinária, combustíveis e tintas. Ela também pode ser aplicada na indústria de cosméticos, em produtos para a melhoria da pele. A parafina é empregada em tantos produtos do dia-a-dia, e muitas vezes nem percebemos a sua importância. Ela é crucial na fabricação de produtos como artigos de higiene pessoal, goma de mascar, e, como mencionado acima, termostatos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media