Mais
×

Como fazer um chapéu kufi

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O chapéu kufi é usado tradicionalmente por homens islâmicos africanos, embora ele possa ser visto adornando a cabeça de homens e mulheres de várias culturas por todo o mundo. O chapéu, também chamado de hausa, é um acessório de moda apreciado por muitos ocidentais não africados. Alguns são feitos de lã, mas muitos são costurados e construídos a partir de tecidos grossos bordados. Faça um chapéu kufi por conta própria para usá-lo como acessório de moda, cultural ou religioso.

Instruções

É possível usar um chapéu kufi como traje religioso ou acessório de moda (Martin Child/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Envolva a fita métrica ao redor da cabeça, logo acima das orelhas, atravessando a testa. Aperte-a até que fique justa, mas sem exageros. Anote a medida.

  2. Corte o tecido de algodão ou linho e o de meia-malha, com 13,9 cm de largura e o comprimento da circunferência da cabeça mais 7,6 cm. O algodão ou linho será usado para a parte redonda do chapéu, e a meia-malha para o forro. Coloque a faixa da parte redonda longitudinalmente na tábua de passar.

  3. Corte um pedaço de papelão de 5 cm por cerca de 90 cm. Coloque-o sobre a faixa de tecido, alinhando as bordas inferiores. Enrole o papelão e a faixa embaixo dele, de forma que o primeiro fique completamente coberto pelo tecido, com apenas a borda superior exposta.

  4. Acrescente uma camada generosa de cola quente no topo do tecido que está cobrindo o papelão. Sobrará um pedaço de 3,8 cm acima do papel; dobre-o sobre o topo do tecido colado. Segure a borda do papelão e puxe-a para fora do pano.

  5. Passe a faixa para criar duas bordas dobradas e ajudar a espalhar a cola uniformemente entre os dois pedaços de tecido. Isso também enrijecerá o pano. Repita o processo com o linho, mas use uma fita termo colante no interior da dobra ao invés da cola. Você agora possui uma faixa firme, mas flexível, 7,6 cm mais comprida do que a circunferência da cabeça e de 5 cm de largura, além de uma capa decorada com as mesmas medidas.

  6. Encaixe a faixa ao redor da cabeça, onde as medidas foram feitas anteriormente. Observe a quantidade de linho extra e corte-o, deixando apenas 2,5 cm. Cole o tecido sobressalente na outra ponta da faixa, criando um círculo.

  7. Estenda o tecido de malha e coloque a faixa montada no topo. Faça um contorno de cerca 1,2 cm ao redor da parte externa. Remova-a e corte o círculo desenhado. Apoie-o novamente na superfície de trabalho, centralizando a faixa sobre ele. Coloque gotas de cola quente no tecido de 1,2 cm, ao redor do círculo, e depois puxe-o para cima, de modo a colá-lo na faixa. O topo do chapéu ficará preso na faixa circular.

  8. Encaixe a capa decorativa de tecido ao redor da faixa circular do chapéu. Apare o excesso de comprimento, deixando apenas 2,5 cm. Dobre 1,2 cm das bordas para dentro e cole-as.

  9. Pendure o chapéu na lateral da ponta da tábua de roupas, para que seja possível passá-lo facilmente. Prenda a capa decorativa sobre a faixa circular com a fita termo colante e o ferro. As bordas da faixa devem se encontrar na parte de trás do chapéu.

O que você precisa

  • Tecido de algodão ou linho de 90 cm
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Papelão
  • Tábua de passar
  • Ferro de passar
  • Tecido de meia-malha grossa de 90 cm
  • Tecido de malha de 45 cm
  • Fita termo adesiva para tecidos
  • Pistola de cola quente
  • Giz para tecidos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article