Mais
×

Como fazer um chapéu-coco

Atualizada April 17, 2017

O chapéu-coco era mais popular do que aqueles chapéus grandes no Velho Oeste e foi usado por homens da lei, bandidos e cowboys porque não sairia com facilidade sob um vento forte. Um chapéu-coco tradicional é feito a partir de feltro duro utilizando ferramentas especiais de chapelaria. No entanto, você pode fazer o seu próprio chapéu resistente ao tempo e elegante através da reciclagem de papel.

Instruções

Chapéus-cocos são utilizados por homens e mulheres (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Cubra a sua área de trabalho com sacos de plástico ou outro material plástico e cole com fita. Não use jornal pois esse é um trabalho que suja muito.

  2. Meça a circunferência da sua cabeça. Enrole o cordão em torno de sua cabeça, passando por sua testa até onde você quer o chapéu fique. Corte a corda para o comprimento correto.

  3. Encha o balão até que tenha a mesma circunferência da sua cabeça. Use a corda para medir.

    Um balão comum é o necessário (Jen Siska/Lifesize/Getty Images)
  4. Coloque o balão dentro da tigela para que ele fique em pé com o fundo dele para cima um pouco acima da borda da tigela. Você precisa de espaço suficiente para adicionar papel nos lados de seu chapéu. Isto tornará mais fácil para colocar o papel em cima e dos lados ao mesmo tempo.

  5. Coloque um pedaço de jornal na pasta de papel machê para absorvê-la. Retire o excesso de pasta passando o papel entre os dedos, e aplique o papel na parte superior do balão, alisando-o.

  6. Comece a partir do topo do balão indo para baixo até a borda da tigela, cobrindo a superfície do balão com papel embebido em pasta de papel machê. Tire eventuais rugas no papel com os dedos ou um pincel.

  7. Aplique uma segunda camada de papel no balão da mesma maneira. Desta vez, use um tipo diferente de papel, a partir dos seus reciclados, em vez de papel de jornal. Isso vai ajudar você a não deixar um espaço vazio ou colocar muito papel em uma determinada área.

  8. Aplique uma terceira camada de papel, como antes, utilizando jornal. Deixe o papel machê secar completamente. Isso pode demorar alguns dias. Se o papel ainda estiver fresco quando tocá-lo isso mostra que não está completamente seco.

  9. Retire o balão da tigela uma vez que o papel esteja seco. Estoure o balão com um alfinete e remova-o do molde.

  10. Coloque uma extremidade do cordão no topo do molde e estique-o até a borda. Decida o quão alto você quer que seu chapéu-coco seja e corte a corda para este comprimento.

  11. Use o comprimento de corda para medir e marcar em torno da borda de seu chapéu e, em seguida, corte-o na altura desejada. Isso deixará as bordas uniformes.

  12. Fixe o molde de seu chapéu no centro de sua área de trabalho. Desenhe um círculo em torno do molde do tamanho que você gostaria que a aba do seu chapéu fosse.

  13. Fixe o chapéu no lugar primeiro, mergulhando um pedaço de papel na pasta e retirando o excesso. Coloque uma extremidade do papel na extremidade inferior do chapéu e iguale-a com borda do círculo que foi desenhado. Faça isso ao redor do chapéu, criando um raio de papéis da borda do molde até a borda do círculo.

  14. Faça a aba do seu chapéu colocando camadas de papel machê sobre esses raios de papel a partir da borda do círculo até a borda do molde. Faça da mesma forma que o molde do chapéu.

  15. Enrole a aba do chapéu moldando enquanto ainda está úmido. Use a tesoura para cortar a borda da aba cerca de 1 cm em intervalos de 10 cm em torno de toda a borda.

  16. Sobreponha os lados de cada abertura e pressione-os para fixação. Talvez seja necessário usar um pouco mais de pasta de papel machê para colar os pedaços. Repita o procedimento para todas as aberturas ao redor do chapéu para fazer uma borda curvada.

    A aba curvada no chapéu é ligeiramente mais alta dos lados (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  17. Deixe o chapéu secar completamente. Em seguida, pinte o interior e o exterior do seu chapéu com tinta acrílica preta. Deixe secar.

  18. Cubra o interior e o exterior do chapéu com duas mãos de verniz ou outro selante para madeira/papel de acordo com as instruções do fabricante.

  19. Enrole a fita ao redor da coroa do chapéu no ponto onde se encontra com a borda, sobreponha as extremidades e cole-as no lugar.

Dicas

  • Ao invés de pintar, você também pode cobrir o seu chapéu com papel de seda preto mergulhado em uma mistura de água e cola de secagem rápida.

Avisos

  • Mesmo que você tenha selado seu chapéu tornando-o mais resistente, não é seguro usá-lo na chuva.

Coisas Necessárias

  • Sacos de plástico, filme plástico ou um tapete de plástico
  • Fita
  • Pedaço de cordão
  • Tesoura
  • Balão
  • Tigela
  • Jornal e outros tipos de papel reciclado rasgados em pedaços grandes
  • Pasta de papel machê em uma tigela
  • Pincéis
  • Alfinete
  • Piloto
  • Tinta acrílica preta com acabamento de camurça
  • Verniz acrílico ou selante
  • Pedaço fita preta
  • Cola de secagem rápida
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article