Como checar um termostato de mercúrio Honeywell para saber se está funcionando direito?

Escrito por k.k. lowell | Traduzido por thomas m. do n. ghadban
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como checar um termostato de mercúrio Honeywell para saber se está funcionando direito?
Termostatos de mercúrio vem sendo deixados para trás depois da popularização dos termostatos digitais (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O termostato de mercúrio da Honeywell vem sendo instalado em casas e empresas há décadas, mesmo sendo em menor número depois do termostato digital programável se tornar popular. Termostatos de mercúrio são extremamente duráveis e funcionam mais tempo, mas ficam ultrapassados e dão problemas ocasionalmente. Arrumar um termostato de mercúrio é fácil devido a simplicidade dele e suas funções limitadas.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona um termostato de mercúrio

O termostato é uma chave controlada por temperatura. Em um termostato de mercúrio há um pequeno tubo selado com uma gota de mercúrio dentro dele. Dois cabos saem do tubo, um em cada ponta. O tubo é preso no lugar por uma bobina bimetálica que gira o tubo enquanto a bobina aquece ou esfria. Quando o tubo gira suficiente, a gota de mercúrio faz contato entre os dois cabos, permitindo que a eletricidade flua entre eles. Esta eletricidade energiza um retransmissor que liga a caldeira ou o ar condicionado. O termostato tem uma chave que pode ser movida no início de uma estação mais quente ou mais fria. Para trabalhar com eficiência, um termostato de mercúrio deve estar nivelado e ser montado verticalmente. A base dele tem marcas que se alinham a linhas da superfície que ele ficará.

Consertando o termostato

Remova a capa do termostato e olhe no tubo de mercúrio enquanto vira a chave; o tubo deve girar enquanto a chave é rodada. A gota de mercúrio deve se mover e fazer contato com o cabo, enquanto o seletor de temperatura é girado. Um segundo conjunto de chaves no tubo controla o ciclo de resfriamento e faz contato quando o termostato é virado para a temperatura desejada. Remova os fios dos parafusos de contato e procure por uma continuidade nos parafusos de contato. Deve haver um circuito aberto quando o mercúrio não está tocando o cabo e um circuito fechado quando estiver. Se o termostato falhar em uma dessas checagens simples, ele está com defeito. A forma mais fácil de verificar se o termostato está funcionando é usar uma ponte eletrônica nos parafusos. Normalmente o fio de energia é o vermelho e o de aquecimento é o branco, então, fazer uma conexão entre esses dois parafusos deve ligar sua caldeira. Se ele ligar, faça o mesmo teste no sistema de resfriamento, entre os fios vermelho e, agora, o amarelo. Este teste é feito sem o termostato, passando a energia diretamente para o ar condicionado. Se ambos os circuitos funcionarem dessa forma, o termostato deve ser trocado. Se nada acontecer, verifique a voltagem do termostato. Localize o transformador e use um multímetro para verificar a voltagem da saída. Se não houver leitura, verifique o circuito interno. Tenha cuidado, essa voltagem pode ferir seriamente e até matar. Se a voltagem existir, mas não estiver passando para o transformador, o problema é no próprio transformador, que deve ser trocado. Se o transformador estiver funcionando corretamente, verifique os cabos de baixa voltagem do transformador e procure por uma continuidade depois de virar o termostato na temperatura mais alta. Se o teste não der em nada, o problema está no cabeamento, e repará-lo ou trocá-lo é indicado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível