O que é o ciclo de enxágue do filtro da piscina?

Escrito por debbie donner | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o ciclo de enxágue do filtro da piscina?
O ciclo de enxágue evita que a sujeira volte à piscina (Swimming pool image by Gina Smith from Fotolia.com)

Existem três tipos de filtros de piscina: areia, terra de diatomácea (DE, na sigla em inglês) e cartucho. Não importa qual filtro esteja equipado em sua piscina, você precisará de filtração, circulação e sanitarização para manter a água limpa. A sanitarização inclui não apenas limpar a piscina, mas o filtro também. Se você tiver um filtro de areia ou DE, precisa saber o que faz o ciclo de enxágue do filtro e como é o processo de retro-lavagem para limpá-lo.

Outras pessoas estão lendo

Função

Todos os filtros de piscina funcionam prendendo a sujeira e detritos dentro do filtro, conforme a água circula pelo sistema. Com um filtro de areia ou DE, conforme a quantidade de detritos se acumula no tanque, a pressão da água aumenta. Uma vez que o monitor de pressão estiver em 55 a 60 kPa a mais do que a pressão inicial, é hora de limpar ou fazer a retro-lavagem do filtro.

Características

Tanto os filtros de DE quanto os de areia vêm equipados com medidores de pressão, uma válvula multi-porta ou de deslizar e um mostrador, todos usados para a retro-lavagem do filtro. A válvula multi-portas possui várias "portas" ou posições em uma válvula rotacional - geralmente seis posições. A válvula de deslizar é uma válvula T simples, de puxar e empurrar. A retro-lavagem envolve virar uma dessas válvulas de forma que a água passe no sentido contrário do filtro, retirando detritos e sujeiras. O mostrador é usado para observar a água suja ficar limpa, conforme passa por esse processo.

Meio filtrante

Os filtros de piscina usam uma areia de sílica especial como meio filtrante. Ao invés de ser macia e redonda, a areia é irregular, em forma de quadrados, o que permite que ela capture as partículas de sujeira de 20 a 100 mícrons (um mícron é qual a um milionésimo de metro) no filtro. O filtro DE usa um pó de terra diatomácea como meio filtrante. Quando o pó é colocado no tanque de filtro, recobre uma parte das grades. Eles podem capturar partículas de 3 a 5 mícrons.

Posições/ciclos das válvulas

Geralmente, as posições da válvula em um filtro de areia ou DE incluem "Filtragem", "Enxágue", "Recirculação", "Retro-lavagem", "Fechado" e "Descartar/drenar". Os filtros ficam na posição "Filtragem" cerca de 99% do tempo, exceto na hora da retro-lavagem. Durante esse procedimento, as configurações de retro-lavagem, enxágue e filtragem são usadas. Na posição "Recirculação", a água volta diretamente à piscina, a partir da bomba, sem passar pelo filtro. Se o sistema de filtragem está quebrado, essa configuração pode ser usada para pelo menos circular a água da piscina. A configuração "Fechado" irá parar o fluxo de água da piscina, e é usada no momento de dar manutenção ao equipamento. A configuração de "Descartar/drenar" envia a água pela mangueira, ao invés de fazê-la voltar à piscina, e pode ser usada no nível mais baixo de água.

Ciclo de enxágue

O filtro da piscina é colocado na posição de enxágue logo depois de fazer a retro-lavagem, por 3 a 5 minutos. Geralmente, o ciclo de enxágue funciona por 30 segundos a um minuto. No filtro de areia, esse ciclo permite que a água flua novamente pelo meio, para retirar sujeiras e detritos do filtro e dos canos. Ele também re-estratifica (refaz as camadas) da areia, permitindo que ela assente no tanque. No filtro DE, o ciclo cumpre a mesma tarefa que na areia, exceto que, durante a retro-lavagem do filtro, um parte do pó é removida. Enxaguar irá retirar qualquer pó DE solto, assim como outros contaminantes. Uma vez que o filtro voltou à configuração normal por alguns minutos, mais terra diatomácea precisa ser adicionada, e pode ser colocada pela escumadeira, enquanto o filtro ainda está operando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível