Mais
×

Ciclo de vida de um pé de morangos

Atualizado em 13 abril, 2018

Pequenas sementes de morango cobrem a parte externa da fruta, e essas pequenas sementes irão produzir novas plantas; no entanto, elas não serão como os pés híbridos de morango que dão frutos grandes, suculentos e vermelhos. Os morangos são poliploides, o que significa que possuem oito conjuntos de cromossomos comparados aos típicos diploides com dois conjuntos. Por essa razão, as sementes não crescem idênticas à planta mãe. Os pés de morando são propagados de forma assexuada pelos cultivadores para garantir que as plantas sejam idênticas à planta mãe.

Os morangos são poliploides, o que significa que possuem oito conjuntos de cromossomos (Siri Stafford/Photodisc/Getty Images)

Planta mãe

Para cultivar morangos, você precisa preparar as plantas. Para uma colheita no mesmo ano, plante-as bem no início da primavera, quando o solo ainda estiver frio. Plante-as sob sol pleno e adube. Os pés de morando são latentes, e parecem fios de raízes juntos formando uma bola no topo. O topo da planta é a "coroa", que precisa estar exatamente no nível do solo e não enterrada, caso contrário irá apodrecer. As folhas crescerão a partir da coroa e da mesma forma os caules e os frutos.

Flores

À medida que o clima da primavera esquenta, os pés de morango irão exibir várias folhas. As flores aparecem da metade até o fim da primavera. Normalmente, várias flores crescem ao longo de um único caule. Novas variedades de morangos possuem períodos de produção precoces (de meia estação) e tardios, e muitas variedades produzem novamente no outono ou em pequena quantidade durante todo o verão. As plantas reflorescem para cada levada de bagas.

Polinização

Quanto mais completa for a polinização das flores, melhores serão as bagas. Bagas sem forma ou definhadas normalmente são devidas a uma má polinização. Nunca use pesticidas quando as plantas estiverem florescendo, ou isso irá matar as abelhas e insetos necessários para a polinização. Muitos controles orgânicos como terra de diatomáceas poderão matar insetos junto com as pestes.

Bagas

Um morango se forma a partir do centro da flor polinizada. Cada flor produz uma baga. Palhagem ou qualquer adubo similar sob as plantas manterão as bagas fora do solo, tornando-as menos aptas a contrair fungos ou problemas de mofo.

Dica

As plantas maduras produzem novas plantas em trepadeiras. Isso mantém cada planta geneticamente idêntica à planta de origem. Depois das bagas, as plantas maduras irão enviar longas trepadeiras que saem da planta mãe e eventualmente tocam o solo vários centímetros de distância da coroa. As novas plantas se desenvolvem nas pontas das trepadeiras.

Trepadeiras

Quando a nova planta toca o solo, ela enraíza e se torna uma nova planta. Depois que um sistema forte de raízes se formar, corte a trepadeira para separar a nova planta da planta de origem. Em seguida, você poderá transplantar a nova planta para iniciar o ciclo novamente.

A propagação de trepadeiras pode ser uma tarefa constante para um jardineiro doméstico, já que os pés de morando produzem geralmente por três anos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article