Ciclo de vida do vírus da gripe comum

Escrito por frank whittemore | Traduzido por ikaro mendes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A gripe comum é uma infecção viral que ocorre no sistema respiratório. Gripes são geralmente causadas por um rinovírus, apesar de poderem ser causadas por outros vírus também, como o vírus parainfluenza e vírus corona, que estão entre as doenças virais mais comuns.

Outras pessoas estão lendo

A infecção inicial

Os vírus do resfriado são transmitidos de uma pessoa para outra, através de gotículas que são expelidas à atmosfera, quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Estas gotículas podem permanecer suspensas no ar por horas depois de serem expulsas e são facilmente inaladas por hospedeiros em potencial. Algumas gotículas caem também sobre telefones ou maçanetas, que muitas pessoas têm acesso. Uma vez tocado, o vírus da gripe é transferido para a mão da pessoa, que pode levar a mão à boca e contaminar contaminar-se, tornando-se hospedeiro do vírus.

Uma vez dentro do hospedeiro, o vírus se funde à membrana plasmática de uma célula permissiva dentro do trato respiratório, especialmente as encontradas nas vias nasais, da boca e da garganta.

Estágio celular

O vírus entrará no citoplasma da célula e, em seguida, no núcleo. No núcleo ele depositará o DNA viral. Em seguida, duplicará seu genoma no núcleo. Após concluir o processo de infecção da célula, o vírus se desligará dela e entrará para os tecidos circundantes para infectar outras células do hospedeiro. Este é um processo cíclico e o período de incubação é de um a três dias.

Estágio infeccioso

Uma vez que o vírus se proliferou, ele vai começar a ser liberado das membranas mucosas, da saliva e da secreção nasal do hospedeiro. A fase infecciosa começa cerca de um dia antes da apresentação de sintomas e pode continuar durante até uma semana.

Sintomas e sinais

Dois a três dias após a infecção inicial, os sintomas começam a aparecer. Geralmente começa com a garganta inflamada. Os sintomas vão evoluir, incluindo uma secreção nasal, espirros, tosse e congestão nasal. Também podem ocorrer dores no corpo, mal-estar geral e fraqueza. Febre raramente ocorre na gripe comum. Os sintomas geralmente desaparecem dentro de alguns dias, mas podem durar até duas semanas.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser feito através da observação das manifestações clínicas específicas da doença. Para a maioria das pessoas, um resfriado geralmente é curado pelo próprio sistema imunológico. Cuidado paliativo, incluindo repouso, boa nutrição e o uso de anti-histamínicos, descongestionantes, analgésicos e xaropes para a tosse podem ajudar a aliviar os efeitos da maioria dos sintomas.

Recentemente, a utilização de preparações de zinco, a erva equinácea, e doses elevadas de vitamina C têm sido muito populares, embora estudos tenham se mostrado inconclusivos sobre estes tratamentos empíricos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível