A classe principal não foi encontrada no NetBeans

Escrito por micah mcdunnigan | Traduzido por weber figueiredo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A classe principal não foi encontrada no NetBeans
Erros ocultos de compilação podem estar escondidos nas configurações de IDE (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Um ambiente de desenvolvimento integrado como o NetBeans é capaz de tornar mais fáceis alguns aspectos do desenvolvimento em Java; apesar disso, há a possibilidade de ele trazer complicações adicionais. As mesmas configurações que facilitam a compilação de um programa podem também dificultar no encontro de uma fonte de erros simples. A mensagem de erro "No Main Class Found", encontrada ao tentar compilar um projeto no NetBeans, é um exemplo de onde o erro pode estar tanto no código quanto na configuração do projeto NetBeans.

Outras pessoas estão lendo

Classe principal

Enquanto o programa pode consistir em vários arquivos-fonte contendo vários objetos, o Java Virtual Machine começa a executar um código no topo de seu método "public static void main", que está dentro de sua classe principal. Se o NetBeans não for capaz de encontrar esse método durante o processo de compilação de seu projeto em bytecode, o compilador não será capaz de completar esse processo. Sem saber onde está a classe principal, a JVM não será capaz de executar o programa. Essa é a causa da mensagem de erro "No Main Class Found".

Erros de sintaxe na classe principal

Um simples erro de sintaxe na função principal poderia ser a causa dessa mensagem de erro. Certifique-se de que o seu método principal tenha a declaração completa "public static void main(String[] args)" antes das chaves. Se esse método foi declarado corretamente, certifique-se de não omitir o "public" na declaração da classe principal. Omitindo esse termo, você acidentalmente estará declarando sua classe principal como "abstract". O Java não pode criar uma instância de uma classe abstrata, de modo que isso impediria o compilador de compilar o seu programa.

Propriedades do projeto

Se não houver erros de sintaxe em sua classe principal, então o problema pode estar na configuração do projeto NetBeans. Ao configurar o projeto, você pode especificar quais classes o NetBeans deve tratar como principais. Se você especificou o arquivo errado ou alterou o nome do arquivo contendo a classe principal, o NetBeans será incapaz de localizar o método principal. Vá ao menu "File", selecione "Project Properties" e depois clique em "Select Main Class". Clique no arquivo que você está usando como classe principal para garantir que o projeto esteja configurado corretamente.

Dê um rebuild no projeto

Se mesmo assim ainda não foi possível encontrar o problema ou se ele foi corrigido mas continua aparecendo a mensagem "No Main Class Found", pode ser que haja uma incompatibilidade entre o projeto atual e as configurações do cache do projeto no NetBeans. Você pode atualizar o cache para obter a situação atual do seu projeto indo ao menu "Build" e selecionando "Clean and Build Main Project".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível