Mais
×

Como usar um clinômetro para medir a altura de uma árvore

Atualizado em 23 março, 2017

Clinômetros são usados para medir a altura de objetos, como árvores, pelo olho. Eles funcionam baseados na geometria dos triângulos que exigem apenas que se olhe através de uma lente e ler uma escala impressa nela. Clinômetros diferentes medem em escalas diferentes; pode-se encontrar clinômetros métricos e outros que utilizam unidades inglesas. Cada clinômetro é calibrado para trabalhar a partir de uma distância específica, então é preciso ler a respeito dos detalhes para usá-lo apropriadamente.

Instruções

Pode-se usar um clinômetro para medir a altura de uma árvore pelo olho (palm tree and oranges on tree image by Miguel Angel P from Fotolia.com)
  1. Leia o manual do seu clinômetro para aprender a distância da qual ele está calibrado para medir a altura de um objeto. Seu clinômetro pode, por exemplo, estar calibrado para medir objetos que estejam a 20 metros de distância.

  2. Fique na distância apropriada da árvore cuja altura se deseja medir. Encare a árvore com seu clinômetro em mãos.

  3. Levante o clinômetro até seu rosto e olhe pelas lentes com um olho. Feche seu outro olho. Se ver uma bolha de nível pelas lentes ou em qualquer lugar no clinômetro, certifique-se de que está nivelado antes de pegar quaisquer medidas.

  4. Aponte o clinômetro para o topo da árvore que estiver medindo e leia o número indicado na escala. Por exemplo, ele pode ler "10 metros".

  5. Aponte o clinômetro no fundo da árvore que estiver medindo e leia o número indicado na escala. Por exemplo, ele pode ler "2 metros".

  6. Subtraia o menor número do maior para obter a altura do objeto.

    Exemplo: 10 metros - 2 metros = 8 metros (a altura da árvore)

O que você precisa

  • Clinômetro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article