Mais
×

Como pegar uma cobra papa-ovo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cobras papa-ovo são normalmente encontradas na África, mas fizeram seu caminho ao redor do mundo como pragas. Estas serpentes têm seu nome apropriadamente dado por ter como comida favorita os ovos. A cobra torna-se muito ativa durante a temporada de criação das aves, uma vez que procura vigorosamente por ovos frescos. Criadores de cobras gostam dessa espécie pois elas não têm dentes e não são venenosas. Para capturar uma cobra papa-ovo, atraía-a com sua comida favorita durante a temporada de criação das aves. Estas serpentes não comem fora desta temporada.

Instruções

Muitas cobras adoram ovos de galinha (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Compre uma armadilha de cobras. Estas caixas estão disponíveis em lojas de materiais de construção e online.

  2. Coloque a caixa na área onde a cobra papa-ovo se alimenta. Estas serpentes vão subir em árvores em busca de ovos de passarinhos. Acomode a caixa na base de uma árvore, especialmente uma que tenha ninhos de pássaros.

  3. Espalhe galhos, folhas e pedaços de cascas de árvore no chão da caixa para simular o ambiente natural da cobra.

  4. Coloque um ovo de pássaro fresco na caixa. Cobras papa-ovo consumem todos os tipos de ovos de aves, incluindo galinha, codorna ou de passarinho. Isto não é necessário para prender a cobra, mas será útil para atraí-la.

  5. Verifique a armadilha todos os dias. Fique há alguns centímetros de distância para inspecionar visualmente a armadilha.

  6. Depois que a cobra for pega, retire a serpente da caixa com as pinças de cobra. Essa ferramente tem tipicamente 1,50 m de comprimento e permitem que você fique a uma distância segura do animal. Coloque as pinças em torno de seu corpo médio ou inferior. Ligue para o controle de animais ou para um serviço de remoção de pragas profissional para remover a cobra, se você estiver desconfortável em fazendo isso.

  7. Coloque a cobra dentro de uma fronha ou outro saco de pano com as pinças, e amarre a abertura com um nó.

  8. Chame o controle de animais do seu município para vir pegar a cobra, ou libere-a em um tanque de aquário vazio ou outro lugar seguro em sua casa. Como cobras papa-ovos não são nativas do Brasil, o controle de animais provavelmente não irá permitir que você solte-as na natureza.

Dicas

  • Compre ovos frescos de uma fazenda local. Se você comprar os ovos de uma loja, teste sua frescura. Coloque o ovo em uma tigela com água fria o suficiente para cobrir o ovo. Se o ovo deitar para lado, é muito fresco. Se ele ficar de pé, não é fresco o suficiente.

Aviso

  • Fique a vários metros de distância da cobra quando capturá-la e libertá-la. Não deixe as crianças perto da armadilha ou da cobra.

O que você precisa

  • Armadilha para cobras
  • Ovo fresco
  • Pinça para cobras
  • Fronha ou saco de pano
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article