on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quem come gafanhotos?

Atualizado em 17 abril, 2017

Gafanhotos são o prato principal de muitas criaturas. Roedores, ave e até mesmo pessoas em algumas culturas os comem. A sobrevivência de algumas espécies pode realmente depender da capacidade de encontrar gafanhotos suficientes para sustentar a si ou a seus filhotes. Os predadores do gafanhoto são necessários para ajudar a controlar a superpopulação desses insetos e evitar desequilíbrios nos ecossistemas.

Os gafanhotos possuem vários predadores naturais (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Aves

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou que mais de duzentas espécies de aves comem gafanhotos. O pintarroxo americano, o pardal, o quíscalo, o cardeal, o pássaro azul, o corrupião-laranja, e o pardal-do-norte de cabeça preta são apenas alguns dos pássaros que se alimentam de gafanhotos. Mesmo as corujas do gênero Megascops comem gafanhotos se encontrarem algum. Capotes, patos e galinhas também comem gafanhotos. Alguns agricultores criam capotes para o controle natural de insetos em suas fazendas. Outras aves que fazem um banquete com gafanhotos incluem a cotovia, o falcão-americano, e os corvos.

Loading...

Mamíferos

Os ratos do campo comem tanto os gafanhotos vivos quanto as suas larvas. Eles também desenterram e comem os ovos do gafanhoto. O gambá listrado é uma máquina de escavação natural que se alimenta de vários tipos de vermes, larvas e ovos, incluindo os do gafanhoto. Gambás irão comer gafanhotos adultos, se encontrá-los, mas preferem as larvas e os ovos. Os gatos são conhecidos por pegar e comer gafanhotos, embora não em muita quantidade. As raposas e os coiotes preferem presas maiores, mas comem o que encontrar, inclusive gafanhotos. Os insetos são geralmente abundantes em seus territórios de caça.

O gambá-listrado come tanto os gafanhotos quanto as larvas e os ovos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Reptéis e anfíbios

A maioria das rãs e sapos são carnívoros, e comem qualquer tipo de inseto. Rãs e sapos maiores, como a rã de olhos vermelhos e o sapo egípcio são comedores de insetos e podem comer vários gafanhotos por dia. Cobras como a cobra verde, a cobra africana e a cobra-de-água-de-colar irão devorar esses insetos.

Sapos e cobras são predadores de insetos como o gafanhoto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Insetos

Os escaravelhos imaturos se alimentam dos ovos de gafanhoto, assim como as moscas jovens da família Tachinidae. O louva-deus come a maioria dos seres que caça, inclusive gafanhotos. Outros insetos predadores abrangem várias espécies de vespas que paralisam o gafanhoto e depois põem ovos sobre o corpo. Esse processo possibilita que as larvas de vespa tenham alimento fresco no instante em que eclodem, no entanto, isso mata o gafanhoto hospedeiro.

Pessoas de diferentes países caçam e comem gafanhotos (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Pessoas

Os gafanhotos são uma iguaria em algumas culturas. Eles são considerados um alimento tradicional na Ásia e na África. Os gafanhotos possuem grandes benefícios nutricionais, não importa a forma de preparação do prato, se fritos em um espeto, refogados no leite de coco, ou mergulhados em chocolate. Um gafanhoto pode conter até 60% de proteínas, e muito pouca gordura. Os gafanhotos têm servido para alimentação humana desde os tempos antigos. Até mesmo a Bíblia menciona pessoas comendo gafanhotos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...