Mais
×

Como cobrir um chapéu de aba larga com renda

Atualizado em 17 abril, 2017

Transforme um chapéu de aba larga comum em um acessório de moda para um evento formal ou para uma festa a fantasia. A aplicação de renda para cobrir o chapéu todo requer apenas alguns cálculos matemáticos básicos e um pouco de costura, o que torna o projeto uma boa atividade para costureiros iniciantes. A renda é aplicada no chapéu em duas partes: a primeira cobre as abas e, depois, o topo, o que permite que você use duas cores de renda diferentes.

Instruções

Uma renda delicada pode transformar um simples chapéu de palha (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Meça a circunferência da borda externa do chapéu. Divida o número por 3,14. Divida então o total por 2. Esse valor é referente ao raio que você vai precisar cortar do tecido.

  2. Enrole um pedaço de corda em torno da extremidade superior de um lápis. Meça a distância do raio ao longo da corda e amarre outro lápis na outra ponta. Segure um lápis no centro do tecido de renda e desenhe um círculo com o lápis preso na outra ponta. Dessa forma, você terá um círculo na renda equivalente à circunferência do chapéu.

  3. Meça a circunferência do interior do chapéu. Para fazer isso, enrole a fita métrica em torno do chapéu da base da cúpula do chapéu. Divida esse valor por 3,14 e depois divida por dois para obter o raio.

  4. Enrole um pedaço de corda em torno da extremidade superior de um lápis novamente. Meça a distância do raio ao longo da corda e amarre outro lápis na outra ponta. Segure um lápis no centro do tecido de renda e desenhe um círculo com o lápis preso na outra ponta. Por fim, você terá um desenho em forma de anel.

  5. Corte a renda seguindo o formato do anel. Espalhe cola de tecido na aba do chapéu e deslize o anel por cima cúpula e para a borda. Alise a renda e pressione com firmeza para que o tecido adira.

  6. Coloque um pedaço de renda por cima cúpula do chapéu. Alise-o até a borda interna da aba. Coloque os alfinetes na renda presos na extremidade interior da aba e corte cerca de 1,25 cm após os alfinetes.

  7. Coloque o círculo de renda em uma superfície de trabalho e dobre 1,25 cm de tecido em toda a volta da borda exterior. Costure essa bainha com um ponto reto.

  8. Meça a borda interna do chapéu e corte um pedaço de elástico cerca de 5 centímetros mais curto. Coloque o elástico no passador e deslize-o através da bainha que foi costurada na renda anteriormente. Costure as pontas do elástico.

  9. Deslize essa "touca de renda" por cima do topo do chapéu, até a borda interna das abas.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Barbante
  • 2 lápis
  • Renda (aproximadamente 1,4 m para um chapéu de tamanho médio)
  • Cola para tecido
  • Alfinetes
  • Agulha
  • Linha
  • Fio elástico
  • Passador
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article