×
Loading ...

Coisas para fazer com um maçarico de cozinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os maçaricos de cozinha são uma versão menor dos maçaricos comumente encontrados em lojas de ferramentas e que, no lugar de soldar e unir pedaços de metal, adicionam sabor a certos pratos. Estes equipamentos portáteis são de grande utilidade na cozinha, dando cor à parte externa de certas receitas sem cozinhar nada da parte interna e seu uso traz um toque extra de sabores e texturas contrastantes, o que, com certeza, vai agradar o paladar de todo mundo.

Uma fonte de calor direta dá cor a pequenas porções de comida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alasca assado

Este prato é um sorvete servido com uma casca crocante de suspiro e que sempre corre o sério risco de virar uma sopa assada se você tentar esquentá-lo no forno para dar cor ao suspiro. O truque então é caramelizar a camada mais externa do suspiro sem derreter o sorvete e isto pode ser facilmente executado com a ajuda do maçarico de cozinha. Cubra bem a vasilha com o sorvete, preenchendo todos os vãos, inclusive das bordas com suspiro e, então, use o equipamento, mas com moderação, para não queimar nada. Depois você pode escolher se quer servir imediatamente ou colocar no freezer para consumo posterior.

Loading...

Crème Brulée

A justaposição do creme de ovos embaixo com a casca caramelizada em cima é o segredo do sucesso do crème brulée e também o que faz dele uma sobremesa complicada de se preparar, pois exige muito cuidado e atenção, para evitar o cozimento excessivo da parte cremosa que, afinal de contas, pode facilmente ficar borrachuda se permanecer tempo demais no forno ou se for exposta a temperaturas muito altas. Colocar a sobremesa para caramelizar no forno pode endurecer o creme. Mas com o maçarico é possível garantir que apenas o açúcar da camada superior será afetado. Embora a revista Southern Living recomende fazer esta etapa da receita no forno, as dicas adicionadas à receita explicam que o maçarico pode ser usado para se conseguir aquele aparência envidraçada típica dos pratos executados por chefes profissionais.

Pimentão tostado

Para fazer pimentão tostado, coloque-o em contato direto com a chama até que sua pele fique escura. Sele, então, os pimentões em um saco de plástico e deixe que o calor deixe a pele solta. Depois é só esfregar e acabar de liberar a pele do pimentão, para deixar à mostra o sabor intenso e a polpa ligeiramente macia do alimento. E, claro, você pode utilizar o maçarico de cozinha para tostar e remover a pele dos pimentões -- a dica é válida, em especial, para quando só há fogão elétrico por perto. A técnica também funciona para a retirada da pele dos tomates que, aliás, caem muito bem misturados com os pimentões, formando assim um molho tipo salsa com o sabor extra que é quase como de um espetinho vegetariano.

Sanduíche tipo smores sem fogueira

Com a ajuda de um maçarico, é possível recriar o efeito de uma fogueira sem ter que acender nem um fósforo nem ouvir música sem graça no violão de um acampamento. Coloque um pedaço de marshmallow em um espetinho de churrasco e sob a chama do maçarico e use-o como recheio entre dois biscoitos, acrescentando ainda um pouco de chocolate em pasta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...