Mais
×

Como fazer a ventilação da fossa séptica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria dos donos de casa nunca percebe a necessidade de ventilação de sua fossa séptica até que sinta o mau cheiro vindo da pia ou do banheiro. Quando as casas são erguidas, os construtores instalam a ventilação da fossa nas paredes, e que atravessa o telhado ou as paredes externas superiores. Esses dutos impedem ou reduzem o vapor que se armazena e tornam desnecessária a drenagem do esgoto. Se você estiver construindo uma nova casa, ou reformando-a, deve ventilar seu encanamento.

Instruções

A ventilação da fossa impede o mau cheiro na casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Verifique as leis de construção antes de instalar a ventilação. A maioria dos canos tem aproximadamente 5 cm de diâmetro, mas alguns lugares exigem um tamanho diferente.

  2. Instale a ventilação para o encanamento em novas construções antes de instalar as paredes pré-moldadas. Os dutos de ventilação são posicionados verticalmente nas vigas próximas à pia.

  3. Instale o cano de PVC próximo à parede em que o dreno da pia se encontra com a viga. Um adaptador "T", feito de PVC, é preso ao cano de drenagem da pia. O lado superior do "T" é preso ao cano de ventilação, e a parte inferior é conectada para servir como dreno.

  4. Instale uma cano de ventilação por banheiro ou cozinha. Já que a ideia dos dutos de ventilação é impedir a formação de bolsões de vapor, dutos atrás da pia, da banheira e do vaso sanitário oferecem circulação de ar suficiente, desde que tenham um cano de drenagem único. Entretanto, se o encanamento não estiver conectado, um cano de ventilação a mais será necessário.

  5. Corte o cano de PVC no tamanho adequado, limpe sua ponta cuidadosamente, e use a cola para PVC para prender o duto ao "T".

  6. Conecte os dutos no sótão, se possível. Para fazer isso, conecte os joelhos de PVC em cima dos tubos de ventilação, na altura do piso do sótão. Use tubos a mais para fazer todos os canos se conectarem, e instale mais adaptadores até que você só tenha um único cano de ventilação, o qual estenderá através do telhado.

  7. Cubra o cano de ventilação no exterior do telhado com um exaustor de turbina ou outro exaustor decorativo. A maioria dos tubos de ventilação de fossa está localizada na parte de trás do telhado da casa, onde é menos visível.

  8. Deixe os tubos separados se não houver uma maneira prática de conectá-los no sótão. Nesse caso, você precisará de mais tubos atravessando o telhado, e também tenha em mente que quanto mais dutos passarem pelo teto, maiores as chances de vazamento.

  9. Use um exaustor automático em uma casa em que não se pode instalar um tubo vertical. Embora sejam menos efetivos, eles são presos ao cano de drenagem no lugar do tubo de PVC, e possuem uma tampa que regula o fluxo de ar e reduz a chance de formação de bolsões de ar.

Aviso

  • O encanamento séptico que não está sendo ventilado corretamente pode fazer uma drenagem ruim e causar um cheiro desagradável.

O que você precisa

  • 2 canos de PVC com 5 cm de diâmetro (de diversos comprimentos)
  • Conectores de PVC
  • Cola para PVC
  • Serra tico-tico
  • Tela para duto de ventilação
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article