Coisas que você precisa saber para ter seu próprio restaurante

Escrito por morgan rush | Traduzido por diego morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Coisas que você precisa saber para ter seu próprio restaurante
Um restaurante precisa de mesas e cadeiras para que o negócio inicie (Restaurant closed image by Lieson from Fotolia.com)

Seja um restaurante estilo bar caseiro, elegante com toalhas brancas e velas afiladas ou um restaurante étnico familiar com comida de rua autêntica, milhares de pessoas sonham abrir seu próprio negócio. Muitas fracassam, em parte por causa do mal planejamento e de necessidades imprevistas. Rever as coisas que você precisa para abrir seu restaurante pode ajudar a manter seu negócio em ordem.

Outras pessoas estão lendo

Permições

Você vai precisar de uma considerável quantidade de documentos legais para poder abrir seu próprio restaurante. Inscreva-se para ter uma licença de funcionamento, CNPJ para declaração de impostos e um seguro de responsabilidade civil. Autorizações para preparar e servir comidas será necessário. Quanto às questões de bebidas alcoólicas é com outra organização. As permissões para servir cerveja, vinho e bebidas alcoólicas mais fortes são muito mais caras e muito mais difíceis de se conseguir do que se você optar somente por servir cerveja e vinho. Para começar seu próprio restaurante, obtenha uma autorização para vender a varejo caso você planeje vender mercadorias como avental ou canecas de café com o logotipo do seu negócio. Os restaurantes que pretendem oferecer aulas de culinária ou realizar eventos especiais como casamentos por exemplo, vão precisar atender requerimentos adicionais para conseguirem o alvará de funcionamento.

Localização

Os restaurantes precisam de uma boa localização para poderem sobreviver. Assim como qualquer negócio, um local seguro com grandes janelas na parte da frente, estacionamento e trânsito de pedestres adequados são o ideal. As construções devem ser adequadas para empreendimentos de restaurante principalmente se você planeja servir bebidas alcoólicas ou ter algum tipo de entretenimento ao vivo. Investigue locais que vão estrategicamente atender às necessidades básicas da sua clientela; por exemplo, montar um restaurante deli próximo a prédios empresariais faz sentido para atrair os clientes na hora do almoço. Um restaurante italiano localizado dentro de bairros tradicionalmente italianos para se aproveitar do fluxo de clientes já existentes no local, candeeiros de ferro fundido ou galerias de arte com temática italiana.

Equipamento

Os restaurantes requerem equipamento para guardar, preparar e servir comida. Por exemplo, refrigeradores para carne, queijo e outros produtos perecíveis, e prateleiras empilhadas para panelas, tigelas de mistura e outros acessórios para cozinha. Pratos, pires, tigelas, canecas de café e outros utensílios também serão necessários. No salão de jantar você irá precisar de mesas, cadeiras, um pedestal para a recepcionista e bancos para os clientes esperarem por suas mesas. Artigos de arte e plantas devem ser escolhidos para complementar os itens do menu e a temática do restaurante. O restaurante deve ter computadores para agendar os horários, um aparelho de fax para pedidos de fornecedores e um cofre para guardar o dinheiro e boletos do cartão de crédito antes do deposito. Não se esqueça dos esfregões, vassouras, esponjas e soluções para a limpeza.

Quadro de funcionários

Para que seu restaurante tenha sucesso você vai precisar ter uma equipe de funcionários experimentes. Para a equipe de fundo, contrate um chefe de cozinha, cozinheiros, preparadores e lavadores de pratos. Para a equipe de frente inclua os garçons, bartenders se desejar, um recepcionista e empregados para limpar e arrumar as mesas. Manobristas e guardador de casacos podem ser desejado em locais luxuosos. Seu negócio também vai precisar de um contador, gerente geral e um gerente de bar.

Publicidade

Os restaurantes bem sucedidos contam com materiais de divulgação e publicidade para se destacar. Forneça opções de cardápio que as pessoas possam levar, panfletos, cartões comerciais e um website (uma página eletrônica) para que as pessoas saibam a localização, os preços das comidas, a biografia do chefe de cozinha e as datas dos próximos eventos especiais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível