Mais
×

Como colar Corian

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Corian é um material sólido fabricado para superfícies, criado e manufaturado pela empresa DuPont. Ele é geralmente usado para fabricação de balcões, entretanto, ele pode também ser cortado, moldado e usado para quase todo tipo de artesanato e construção. Existem dois tipos de cola que podem ser usadas para colar o Corian. Quando ele é fixado em uma superfície de madeira, um adesivo epóxi de cinco minutos funciona bem. Entretanto, para se colar um pedaço de Corian em outro, a DuPont recomenda somente o uso do adesivo para emendas fabricado pela própria empresa para o uso em superfícies sólidas de Corian.

Instruções

Corian é um material sólido fabricado para superfícies (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

    Lixe as superfícies que você pretende colar

  1. Lixe as superfícies que você pretende colar usando uma lixa 400. Só lixe a madeira e o Corian o suficiente para criar uma superfície áspera. Limpe o pó e outros resíduos completamente com um pano embebido em álcool desnaturado.

    Use lixa 400 (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. Aplique o adesivo epóxi de cinco minutos para colar o Corian na madeira. Misture as duas partes do adesivo de cinco minutos em um recipiente pequeno de plástico descartável, seguindo as instruções do fabricante. Só misture a quantidade que for usar. Espalhe uma fina camada de epóxi sobre as áreas a serem coladas usando um palito de picolé ou outro objeto plano e descartável. Espalhe a cola sobre as bordas para assegurar que a superfície inteira esteja coberta.

    Aplique o adesivo epóxi de cinco minutos para colar o Corian na madeira (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  3. Aplique o adesivo DuPont de emendas para colar um pedaço de Corian em outro. Misture duas partes de adesivo em um pequeno recipiente de plástico descartável, seguindo as instruções do fabricante. Misture apenas a porção que for usar. Espalhe uma fina camada de adesivo sobre as áreas a serem coladas usando um palito de picolé ou outro objeto plano e descartável. Espalhe a cola sobre as bordas para assegurar que a superfície inteira esteja coberta.

    Use um palito de picolé para espalhar a cola (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  4. Pressione as duas partes a serem coladas. Tome cuidado e seja preciso, prenda as duas partes com uma braçadeira o mais firme possível. Use quantas braçadeiras forem necessárias e distribua-as de forma uniforme - pelo menos uma a cada 15 cm - para distribuir pressão uniformemente sobre a cola. A cola irá escorrer pelas bordas. Não limpe a cola escorrida. Espere para removê-la depois de seca.

    Use uma braçadeira para prender as duas partes a serem coladas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. Deixe as braçadeiras no local durante o processo de cura do epóxi/adesivo por uma noite. Quanto mais tempo você deixar as braçadeiras nas partes do Corian, melhor será a ação da cola.

    O processo de cura do epóxi/adesivo pode levar pelo menos uma noite (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  6. Retire as braçadeiras e lixe os excessos de adesivo/epóxi. Comece usando uma lixa 100 e passe posteriormente para uma 150. Se a cola ainda não tiver sido removida, use uma lixa 220.

    Retire o excesso de adesivo com uma lixa (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Cura do adesivo/epóxi

  1. Os adesivos mudam do estado líquido para o sólido por meio de várias reações de polimerização, e essa mudança de estado físico recebe o nome de cura.

    Durante a cura o adesivo se solidifica (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Eles são materiais que se solidificam à temperatura ambiente.

    O processo de cura deve ocorrer à tamperatura ambiente (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)
  3. Após a cura, os adesivos apresentam alta resistência e são excelentes vedantes.

    Os adesivos também são bons vedantes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Dicas

  • Epóxis e adesivos para emendas secam rápido. Tenha as braçadeiras prontas e à mão e todas as superfícies preparadas e limpas antes de misturar e aplicar a cola. Se estiver colando mais de uma camada de Corian, cole uma camada e espere o adesivo curar antes de iniciar a colagem da próxima camada.

O que você precisa

  • Lixas de 400, 100, 150 e 220
  • Álcool desnaturado
  • Pano
  • Adesivo epóxi de cinco minutos
  • Recipiente pequeno descartável
  • Palito de picolé
  • Adesivo DuPont para emendas para uso em superfícies sólidas de Corian
  • Braçadeiras
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article