Como colocar um hiato entre empregos no currículo

Escrito por ehow contributor | Traduzido por jorge gonçalves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como colocar um hiato entre empregos no currículo
Lidando com um intervalo entre empregos

Se você tem um intervalo entre dois empregos no currículo, qual a melhor maneira de apresentá-lo? Você deve ignorar esse hiato na sua carreira? Mostrar no currículo? Ou deixar as explicações para a entrevista? Eis algumas dicas para ajudá-lo a decidir.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Modifique as datas. Algumas pessoas podem se livrar de ter que explicar intervalos sem emprego simplesmente deixando de registrar o mês no currículo. Por exemplo, se você trabalhou de Março de 2001 a janeiro de 2006 em um emprego e entrou no próximo em Maio de 2006, trabalhando até maio de 2008, você pode se referir a tais empregos da seguinte maneira:

    2001-2006

    2006-2008

    Você não estará mentindo, e ajudará no fluxo do currículo. Claro que, se perguntado, você deve falar a verdade. Um intervalo entre empregos é normal, especialmente se você foi despedido ou tirou um tempo para estudar ou iniciar uma família.

  2. 2

    Assinale o intervalo no currículo. Só é recomendável fazer isso caso você tenha se afastado do serviço para estudar por mais de um ano. Muitas mulheres que se afastam do serviço para cuidar dos filhos ou de parentes doentes podem descrever o fato também. Tudo o que você precisa é incluir uma referência ao final da sua experiência profissional, desse modo:

    Afastado do trabalho por motivos pessoais entre 2001-2006

    Não é recomendável fazer isso muitas vezes no corpo do currículo, porque pode tirar a atenção daquilo que você tem a oferecer. Há outras maneiras de registrar um intervalo entre empregos sendo honesto e direto. Registrar o fato no currículo pode não ser a melhor opção.

  3. 3

    Use sua carta de apresentação. É possível usa-la para explicar um período de desemprego - apenas não coloque essa informação em destaque. Fale sobre o que você tem a oferecer antes de dizer que tirou uma licença médica. Uma ou duas frases são o bastante. Você pode escrever algo como:

    Previamente, passei três anos cuidando da minha família.

    ou

    Entre 2002 e 2006, estive de licença médica.

    ou

    Estive desligado da Companhia ABC de 2007 a 2008.

    Sempre faça isso mais para o final do texto, para conseguir terminar de maneira positiva, dizendo que está pronto a voltar ao trabalho. Você pode não querer dizer isso, mas o empregador lhe achará mais confiável se disser. Uma outra maneira de citar o assunto é durante a entrevista.

  4. 4

    Prepare-se para ser interrogado. O entrevistador não irá fazer perguntas sobre seu período desempregado, mas se está mencionado no currículo ou durante a entrevista, esteja preparado para dar explicações. Dizendo algo simples, como "Sim, estive doente de 2002 a 2004." Melhor ainda, mencione o assunto caso você esteja falando sobre o currículo de maneira cronológica, como "Você pode notar que não trabalhei de 2002 a 2004, tirei um tempo para cuidar de meus filhos." Seja gentil e não entre muito fundo em detalhes, especialmente se eles forem emocionalmente delicados. Não foque no período desempregado, mencione e continue.

Dicas & Advertências

  • Nunca minta sobre os períodos em que esteve desempregado. Explique o que houve em linhas gerais, sem entrar em muitos detalhes. As explicações mais comuns incluem: estudo, filhos, problemas de saúde pessoais ou de parentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível