Mais
×

Como fazer velas em forma de pena

Atualizado em 02 março, 2018

As velas são queridinhas da decoração. No inverno, ajudam a criar aquela atmosfera romântica e cálida. No verão, estedem as tardes por um pouquinho mais de tempo. Não importa se você as utiliza como ornametação de mesa nos espaços externos da casa ou as usa em ambientes fechados para criar um clima especial, tenho certeza de que vai concordar que velas nunca são demais! Estas velas em formato de pena são fáceis de fazer e são uma boa pedida para cerimônias de casamento caseiras, reuniões no jardim e jantares com os amigos até tarde da noite.

Assista ao passo a passo em vídeo

Faça o molde

Recorte um retângulo na caixa de cereal. Ele deve ter 2,5 cm em cada um dos quatro lados a mais do que o tamanho que a vela terminada deverá ter.

Em seguida, corte um pequeno quadrado em cada canto para criar as abas do molde.

Dobre cada uma das abas para dentro e pressione as dobras com firmeza. Em seguida, posicione as abas para cima, criando um molde no interior. Assegure-se de que a face brilhante da embalagem esteja para dentro do molde. Isso ajudará a retirar a vela quando terminar o projeto.

Cubra o exterior do molde que você acabou de fazer com fita adesiva. Assegure-se de fechar todos os orifícios e encaixes.

Usando um espeto, faça um buraquinho bem no meio de cada um dos dois lados menores do molde.

Faça a vela

Antes de começar, assegure-se de que há parafina suficiente para encher o molde de papelão quase por completo. Derreta a cera. Eu usei uma panela elétrica de fondue para liquefazer a parafina, pois é uma fonte de calor constante e suave. Você também pode derreter a cera em intervalos de 30 segundos no micro-ondas ou em banho-maria até chegar a um ponto líquido.

Quando a cera estiver completamente derretida, corte um pedaço de pavio de algodão alguns centímetros mais longo do que o comprimento do molde retangular que você fez. Embeba o pavio na parafina derretida e deixe descansar por alguns segundos para resfriar. Reserve.

Passe o pavio através dos buracos do molde e estique com firmeza. Fixe o pavio usando a fita adesiva se assegurando de selar os buracos por onde o pavio passa.

Coloque o molde sobre uma superfície plana e à prova de calor e despeje a parafina derretida dentro até meio centímetro da borda. Deixe descansar até resfriar completamente.

Molde a vela

Usando uma tesoura, corte os cantos do molde para abri-lo.

Abra as abas do molde para revelar a vela bruta.

Use a ponta fina do espeto de madeira para desenhar a forma da pena sobre a superfície da vela, assegurando que a base fique mais larga. Mais tarde, você pode cortar a base da vela para encaixar perfeitamente no porta-velas. Quando estiver satisfeito com o desenho, recorte a vela usando um estilete. Cuidado para não cortar o pavio até chegar à base. Quando terminar, apare o pavio para que tenha 1 cm de comprimento.

Usando o estilete, cuidadosamente raspe a base da vela para encaixar com segurança no porta-velas. Você também pode derreter um pouco mais de parafina e derramá-la ao redor da base no porta-velas para fixar bem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article